Noticia aberto
SLU participa do 1º Congresso de Infraestrutura e Limpeza Urbana
COMPARTILHAR
Luana Lemes / ASCOM SLU
Congresso reúne especialistas para debater inovação em limpeza urbana e sustentabilidade
O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) marcou presença no 1º Congresso de Infraestrutura e Limpeza Urbana – ALUBRÁS, realizado nesta terça-feira (23), no Royal Tulip, em Brasília. O diretor-presidente da autarquia, Luiz Felipe Carvalho, representou o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão na solenidade de abertura do evento.
Em seu pronunciamento, Luiz Felipe ressaltou a relevância do congresso como espaço de diálogo e de troca de experiências entre gestores públicos, especialistas e representantes do setor. “O tema que hoje nos reúne é essencial: garantir a universalização do saneamento básico, que envolve água tratada, drenagem urbana, coleta e tratamento de esgoto, manejo adequado dos resíduos sólidos e sua destinação ambientalmente correta”, afirmou.
No Distrito Federal, onde vivem cerca de 3 milhões de pessoas, o desafio da universalização do saneamento é diário e envolve todas as classes sociais. “Temos a satisfação de afirmar que 99% da população já dispõe de água potável e que 93% contam com coleta de esgoto. Esses números nos orgulham, mas não nos acomodam. Nosso objetivo é avançar até o 100% de atendimento, em conformidade com o prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033”, reforçou.
A programação do congresso reúne autoridades, técnicos e profissionais de diferentes regiões do país para debater soluções inovadoras e os principais desafios relacionados à gestão de resíduos, sustentabilidade, saneamento e infraestrutura urbana. Entre os destaques, a diretora técnica do SLU, Andrea Almeida, participa do Painel III, que aborda o tema Serviço Ambientalmente Adequado: O Papel da Infraestrutura no Saneamento de Resíduos.
A presença do SLU no congresso reforça o papel estratégico da autarquia na formulação e execução de políticas públicas voltadas à limpeza urbana e à preservação ambiental no Distrito Federal, consolidando Brasília como referência nacional em boas práticas de gestão de resíduos sólidos.