07/10/2025 às 22h01 - Atualizado em 07/10/2025 às 22h01

SLU firma parceria para fortalecer a reciclagem e apoiar catadores

COMPARTILHAR

Luana Lemes / ASCOM SLU

Nesta terça-feira (7), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) assinou um Termo de Parceria entre a Associação Ambiente e a Cooperativa Calliandra Vida Nova, com o objetivo de promover o compartilhamento da área de manejo de materiais recicláveis e definir regras de cooperação no galpão localizado no SCIA 10.

O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, ressaltou a importância da conquista para o órgão e para os catadores. “Estamos muito felizes por construirmos juntos mais essa conquista, que trará tantos benefícios para a sociedade. Juntos, nos fortalecemos e nos organizamos para oferecer mais qualidade na prestação dos serviços e na vida dos catadores”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença virtual da juíza Christiane Nascimento Campos. Ela é coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual 1 (e-CEJUSC 1), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), e responsável pelo Projeto Calliandra, que intermediou as ações que resultaram na formalização do acordo. “A assinatura desse termo é uma sinalização inicial do processo de ocupação da área pública. Tem grande relevância por diversos fatores, por isso agradeço mais uma vez a disposição do presidente do SLU Luiz Felipe”, destacou a magistrada. 

O Projeto Calliandra, do TJDFT, busca solucionar conflitos complexos por meio da colaboração entre diferentes atores sociais e institucionais, estimulando o diálogo e a construção conjunta de soluções. “O projeto resgata nas pessoas a capacidade de sonhar, de acreditar que, mesmo em solos inóspitos, é possível florescer, especialmente quando há o apoio de tantas instituições públicas comprometidas com o mesmo propósito de transformar realidades sociais e econômicas”, completou a juíza Christiane.