Penúltima capacitação de 2015 traz engenheira responsável pelas obras
A XXII Edição do Vem Saber convidou a engenheira civil e ambiental Luciana Soares Nogueira para apresentar as obras no Aterro Sanitário Oeste (ASO), localizado entre Samambaia e Ceilândia. A especialista foi contratada pelo Consórcio GAE/Construrban/DBO – responsável pela construção e operação da célula de aterramento de rejeitos.
Durante a palestra, Luciana explicou a diferença entre lixão e aterro sanitário. “O primeiro é o despejo de resíduos a céu aberto sem medidas de proteção do meio ambiente e saúde. O segundo pode ser conceituado como uma técnica de disposição de resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais”, esclareceu.
O aterro sanitário também pode ser definido como um método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos dentro da menor área e para isso beneficia ou trata os resíduos sólidos produzindo o menor volume possível. “Além disso, os resíduos sólidos depositados em aterros sanitários são cobertos com uma camada de terra ao final da jornada ou a intervalos menores, com o objetivo de evitar a proliferação de vetores”, complementou Luciana.
Para a engenheira, a concepção sobre o que é um aterro sanitário precisa ser trabalhada junto à comunidade. “Creio que ainda falta conhecimento por parte da população. Apresentando como se faz a operação de um aterro sanitário, suas vantagens e os controles ambientais para não ter contaminação, haverá um melhor entendimento sobre o assunto”, afirmou.
Servidor do SLU há 25 anos, Pedro Lopes esteve presente no Vem Saber. “Possuía um breve conhecimento sobre aterro. Na apresentação de hoje, pude me atualizar e esclarecer minhas dúvidas”, disse. Pedro trabalha na Coordenação de Limpeza Urbana Sul e faz questão de participar das palestras. “Considero excelente essa capacitação”, comentou.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153