Em 16 de maio, Dia do Gari, houve a suspensão dos serviços de coleta e varrição, que já foram normalizados
Carlos Ribeiro
O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) normalizou todos os serviços nesta quinta-feira (18). Na última terça-feira (16), Dia do Gari, por conta do ponto facultativo para todos os garis, os serviços de coleta de resíduos e varrição foram suspensos em todo o DF. A retomada do trabalho dos profissionais ocorreu no início da manhã do dia 17, com total regularização 24 horas depois. A autarquia planejou que todos os serviços pendentes fossem executados até esta sexta-feira (19).
Na quarta-feira (17), um dia após a folga dos garis, foram recolhidas 6.327 toneladas de resíduos no DF, o que representa um aumento de 30% na quantidade média diária. Do total, 3.447 t foram de resíduos da coleta convencional, 259 t da coleta seletiva e outras 2.620 toneladas da coleta manual e mecanizada.
No dia 16, o SLU também realizou o Dia Sem Lixo para conscientizar toda a população sobre a importância do trabalho dos profissionais da limpeza urbana e também do cuidado que cada pessoa deve ter com o próprio lixo.
“Semanas antes desta data, o SLU se programou para que no dia 16 houvesse o menor impacto possível para a população. Agora que todos os serviços foram normalizados, contamos com a conscientização de toda a população para continuar descartando regularmente os próprios resíduos e refletindo sobre a quantidade de lixo que produzimos diariamente”, destacou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha, em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153