A manhã do dia 05/08 (sábado), foi de estreia tanto para o bairro Noroeste quanto para o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU DF). Na CRNW 509/510, estacionamento do Posto Shell aconteceu o primeiro Workshop de Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos Sólidos
A iniciativa surgiu de uma demanda dos moradores do bairro para com o SLU. “Reunimos um grupo de moradores em virtude da demanda do lixo. SLU atendeu ao pedido, fizemos uma reunião e, dela, surgiu a ideia do workshop”, afirma Stefany Cunha, moradora do Noroeste, que complementou a importância de iniciativas como essas. “Foi um grande passo para a solução do problema do lixo, pois além de trazer soluções, O SLU também ouviu a comunidade assim como gerou uma conscientização de que o problema do lixo é de todos”.
Na ocasião, a Chefe da Unidade de Medição e Monitoramento do SLU, Andréa Almeida e Analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura da Unidade de Sustentabilidade e Mobilização Social do SLU, Júlio Campos palestraram sobre a gestão dos resíduos sólidos, incluindo a rotina do lixo, coleta seletiva, lixeiras subterrâneas, cooperativas de reciclagem, catadores irregulares e outros desafios do SLU na região.
Para Thaís Bueno, moradora do Noroeste e uma das idealizadoras do evento, a iniciativa foi muito positiva e marca o começo de uma solução para questão do lixo “Que não pare aqui. Que esse workshop traga frutos e que os moradores se engajem, que façam a separação e que o lixo chegue na ponta separado”, disse ela.
O evento contou com uma equipe de mobilização que distribuiu lixos de carro e material explicativo sobre as coletas convencional e seletiva, além de um café da manhã oferecido aos participantes do Workshop.
Alexander de Menezes, síndico de um prédio do bairro, agradeceu a iniciativa e acredita que o sucesso do workshop repercutirá no dia a dia do bairro. “Essa questão do lixo afeta todos nós. É algo mais sério que envolve impacto ambiental e justiça social. Iniciativas como essas geram conscientização, pois provocam e impactam a relação dos moradores com o lixo. Espero que isso se estenda a outros bairros”.
De acordo com o Diretor Presidente do SLU, Silvio Vieira, a ação teve como objetivo conscientizar moradores, síndicos e empresas que fazem a gestão do resíduo sobre a importância do descarte correto do lixo. “Precisamos da ajuda de todos para que a cidade fique mais bonita e limpa. Nos colocamos à disposição para informar, esclarecer e conscientizar todos os envolvidos nessa questão do lixo. A solução do problema está na conscientização e na coletividade”, esclarece Silvio.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153