Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/16 às 16h33 - Atualizado em 5/10/22 às 17h18

SLU participou da 13ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

COMPARTILHAR

Estande da autarquia abordou temas como reciclagem e compostagem

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participou da 13º Semana de Ciência e Tecnologia, realizada de 18 a 21 de outubro, na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB). A autarquia montou um estande para atender os visitantes com dicas de reaproveitamento, reciclagem e de como o consumo de alimentos mais saudáveis se reflete em uma menor geração de resíduos. A exposição contou também com participação do grupo teatral “Arte Seletiva”, que se apresentou usando bonecos mamulengos.

A chefe da Assessoria de Gestão Ambiental (Asgam), Maria Fernanda Teixeira, observou que o estande do SLU teve boa visitação do público. Segundo ela, a autarquia tem aproveitado iniciativas como a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, para disseminar a conscientização sobre resíduos sólidos ao transmitir informações que ajudam diretamente no cotidiano da população. “Aqui tivemos a oportunidade de divulgar para os alunos que residem em regiões administrativas como Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Samambaia e Santa Maria que existe o serviço de coleta seletiva realizado por cooperativas de catadores de materiais recicláveis contratadas pelo SLU”, observou.

No atendimento ao público, a equipe da Asgam explicou a importância da coleta seletiva e demonstroucomo fazer compostagem doméstica por meio da montagem de minhocários. “Os alunos têm tirado várias dúvidas e os professores que visitaram nosso estande ficaram interessados em ensinar como fazer a compostagem em sala de aula”, disse Maria Fernanda. O SLU também distribuiu kits de compostagem para as escolas e visitantes que receberam a orientação no local e se interessaram em levar adiante esta prática.
Além do estande, o SLU interagiu com o público com a apresentação do grupo teatral “Arte Seletiva”. Formado por servidores do órgão, a companhia apresentou o número “Exemplos tirados do lixo”, com a temática que aborda assuntos como: coleta seletiva, descarte de lixo na lixeira, acondicionamento correto dos resíduos, entre outros. As informações foram passadas com bom humor pelos bonecos do Mamulengo Reciclador.

Por fim, Maria Fernanda fez um balanço otimista do trabalho realizado pela equipe da Asgam. “Creio que essa ação terá um impacto muitopositivo”. De acordo com ela, a compostagem doméstica chamou a atenção do público. “Além disso, o teatro interagiu bem e percebemos o interesse dos visitantes em praticar o que foi passado no evento”, avaliou.

O estande
Montado com materiais recicláveis como paletes de madeira, pneus e garrafas pet, o estande do SLU será utilizado em outras exposições. Os recursos para ambientação do estande, produção de painéis, material gráfico educativo, confecção de maquetes e realização das oficinas de compostagem vieram do apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP).

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153