Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/21 às 17h30 - Atualizado em 30/08/21 às 16h35

SLU participa de audiência da CLDF sobre limpeza urbana

Encontro virtual foi uma oportunidade de apresentar ações desenvolvidas na área e discutir desafios

Mariama Morena/Ascom SLU

 

O presidente do SLU, Silvio Vieira, participou na manhã desta quinta-feira (26) de uma audiência pública promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para debater melhorias para o serviço de limpeza urbana no DF. O encontro partiu de uma demanda da deputada distrital Julia Lucy (NOVO). Na ocasião, diversos atores envolvidos na cadeia da reciclagem e dos resíduos sólidos no DF puderam oferecer contribuições e sugestões para melhorar e ampliar o serviço prestado à população.

 

Silvio Vieira destacou os últimos investimentos realizados pelo SLU na gestão de resíduos do DF. “O GDF tem cada vez mais se dedicado à limpeza da nossa cidade. Nessa gestão, já instalamos mais de 8 mil lixeiras, mais de 200 papa-recicláveis e 288 papa-lixos. Além disso, temos 12 papa-entulhos, sendo que dois deles foram inaugurados nesse ano. É muita coisa que o SLU tem feito para nossa população”, destacou o gestor.

 

O presidente do SLU ainda falou sobre a compostagem de resíduos realizadas na Usina do PSul, sobre o trabalho realizado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) e a realidade do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), que hoje em dia trata todo chorume produzido das mais de duas mil toneladas de resíduos recebidos diariamente no local.

 

“Claro que ainda temos muitos desafios a enfrentar, como diminuir a quantidade de resíduos que chegam ao aterro e aumentar a quantidade de material reciclável que chega às cooperativas. Nós sabemos que grande parte dessa responsabilidade vem da falta de conscientização da comunidade”, destacou Silvio Vieira acrescentando que o SLU trabalha com equipes de mobilização e campanhas de conscientização para sensibilizar a população sobre a correta separação de resíduos.

 

A deputada Júlia Lucy apresentou, durante audiência, a proposta de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5 para 2% incidente na prestação de serviço de reciclagem no DF. Segundo ela, essa redução poderia aumentar os índices de reciclagem. O presidente do SLU se comprometeu em levar o tema à secretaria de Economia para debater essa possibilidade.

 

Outro tema levado pela deputada distrital ao encontro foi a ampliação da contratação de cooperativas para o serviço de coleta seletiva. Silvio Vieira destacou que essa já é uma preocupação do GDF e que o SLU prepara um estudo para contratação de novas cooperativas. “Já fizemos algumas ampliações nesse ano e temos interesse em continuar”, destacou.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153