A inovação permitirá maior controle nos residuos recebidos nas unidades do SLU
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) por meio de sua Diretoria de Gestão e Modernização Tecnológica (DIGET) está implementando sistema de operação eletrônico das balanças rodoviárias instaladas nas unidades da autarquia. O projeto foi desenvolvido com o intuito de modernizar os mecanismos de aferição do quantitativo de toneladas de resíduos que entram diariamente nas dependências do SLU.
O Diretor de Tecnologia do SLU, André Pimenta, explica que o principal desafio encontrado por sua equipe foi a necessidade de converter dados analógicos para plataformas digitais, segundo o diretor foi necessário elaborar diversos programas capazes de transferir a informação para uma plataforma de processamento mais moderna e elaborar aplicativos para que os servidores operassem as balanças. “As balanças são de épocas distintas e possuem tecnologias diversificadas, mas a equipe conseguiu criar os programas robôs capazes de superar este obstáculo técnico” destacou.
A implementação da tecnologia não acarretará ao SLU custos adicionais considerando que todo projeto de inovação foi desenvolvido na própria autarquia pelos servidores Thiago Bezerra, Lucas Rocha e Angelo Oliveira. Pelo novo sistema de operação eletrônica será possível ao SLU monitorar as pesagens dos resíduos à distância, além disso, os softwares de pesagem possibilitam mais precisão, segurança, controle, velocidade, emissão de relatórios e disponibilidade digital dos dados.
As unidades do Aterro Controlado do Jóquei e da Usina de Compostagem do de Ceilândia já contam com a novidade e até dia 23 de setembro as demais unidades serão contempladas e todos os servidores receberão treinamento para operacionalizar o sistema.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153