Ascom/SLU
Na tarde desta quinta-feira (11), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria de Cultura do DF certificaram os blocos do carnaval de rua que participaram da campanha “Bloco Brasília Limpa” 2019. A cerimônia de entrega aconteceu no Museu Nacional.
Estiveram presentes no evento o Subsecretário de Cidadania e Diversidade Cultural, Pedro Paulo, o diretor-presidente do SLU, Felix Palazzo, o diretor técnico do SLU, Gabriel Arraes e os representantes dos diferentes blocos participantes do DF. Além da premiação, a celebração contou com uma apresentação de frevo da dupla Natália da Cruz e Heitor da Silva, passistas do Bloco Carnavalesco Menino de Ceilândia.
A campanha “Bloco Brasília Limpa” tem o objetivo de sensibilizar blocos de carnaval de rua, foliões, ambulantes e órgãos do Governo de Brasília para manutenção da limpeza da cidade, promovendo uma mudança cultural no carnaval.
Neste ano 14 blocos foram contemplados. A novidade foi a certificação das plataformas de carnaval Praça dos Prazeres e Setor Carnavalesco Sul que enviaram suas ações de conscientização para o SLU e foram reconhecidas para a premiação, certificando indiretamente cerca de 40 blocos. As ações foram autodeclaratória por meio de relatórios, fotos e vídeos através do whatsapp e e-mail.
A campanha de 2019 foi um sucesso, pois os 800 garis envolvidos na ação de limpeza recolheram 49,7 toneladas de lixo, cerca de 40% menos que no ano passado (95 toneladas).
Desde a primeira edição, em 2015, o SLU já certificou 43 blocos carnavalescos que se empenharam na gestão dos seus resíduos mobilizando os foliões para o descarte adequado durante os desfiles.
Abaixo os certificados para impressão do blocos carnavalescos que participaram da campanha deste ano:
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153