Campanha para conscientização dos foliões foi um dos assuntos abordados na reunião
O carnaval de Brasília reúne uma pluralidade de pessoas e culturas, de diferentes faixas etárias. No entanto, o que muitas delas se esquecem é da responsabilidade com a geração e a destinação de resíduos. Garrafas, latas, bem como uma infinidade de confetes são jogados nas ruas sem a menor preocupação. A fim de conscientizar os foliões para o descarte correto desses materiais durante as festas, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou, na última quinta- feira (21), uma reunião com os organizadores de 33 blocos carnavalescos.
O encontro foi conduzido pela diretora-geral do SLU, Kátia Campos. Também marcaram presença, a diretora-presidente da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Bruna Pinheiro, além da secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.
A fim de conscientizar os foliões, o SLU criou a campanha Bloco Brasília Limpa, que entregará um certificado de reconhecimento aos blocos que mais se preocuparem com a limpeza e orientação ao público durante o carnaval. Os foliões poderão votar no bloco mais limpo por meio da postagem de fotos no Instagram com #bsblimpa+nome definido para o bloco.
Além disso, para obter esse reconhecimento outros sete critérios serão avaliados, como, por exemplo, a comprovação da limpeza, por envio de fotos e a antecipação na solicitação da limpeza. Durante o evento, a colaboração do público para a limpeza, divulgação de mensagens educativas, disponibilização de lixeiras e estratégia de recolhimento dos resíduos serão outros requisitos. Os garis também exercerão o papel de jurados.
A reunião serviu para ouvir os organizadores que puderam expor suas dificuldades e dar sugestões. O presidente do bloco “Galinho de Brasília”, Franklin Maciel Torres, contou que todos os anos incentiva os foliões a manterem a limpeza durante a festa, pelo sistema de som do trio elétrico. “Para o Carnaval 2016, vamos pedir novamente para as pessoas que não joguem lixo em locais inadequados, porque prejudica até os moradores. Espero que a festa seja como no ano passado, na qual os blocos passavam e os garis vinham logo em seguida”, descreve Franklin, que também é um dos fundadores do bloco.
A presidente do bloco “Asé Dudu”, Elizabete Cintra, participou do encontro e elogiou a iniciativa. “Nunca estive em uma reunião como essa, promovida pelo SLU. A equipe do órgão está de parabéns e mais ainda por lançar a Campanha Brasília Limpa”, declarou.
De acordo com a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, o encontro é fundamental para o aperfeiçoamento do carnaval de Brasília. “Contamos com a colaboração dos foliões para manter nossa cidade limpa e organizada. As pessoas ao se preocuparem em deixar o ambiente limpo demonstram uma atitude cidadã”, comentou. Kátia propõe para o próximo ano, uma reunião integrada com outros órgãos do governo.
A diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, espera um carnaval alegre e seguro. Uma das questões apontadas pelos blocos foi a conduta dos ambulantes nas festividades. “Saí com diversas sugestões sobre o assunto, não iremos coibi-los, pois sabemos que eles têm suas necessidades e fazem parte da festa, mas precisa haver regras. Acredito que o carnaval deste ano será um dos melhores de Brasília”, concluiu.
“A importância de estar aqui é mostrar que juntos, faremos um carnaval limpo, seguro e protegido, em que o Estado cumpra o seu dever e a comunidade possa, conosco, construir soluções inteligentes, respeitando os limites, para assim trazermos à cidade a cultura de paz como principal elemento. E que a alegria seja o foco dessa festa tão esperada por aqueles que carregam a tradição de ser Brasileiro,” disse a secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153