Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/21 às 16h43 - Atualizado em 3/11/21 às 12h03

Primeiro papa-lixo do Incra-8, em Brazlândia, é entregue à população

Região administrativa já recebeu 15 novos equipamentos que contribuem para a manutenção da limpeza e saúde pública

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

Os moradores do Incra-8, em Brazlândia, receberam na manhã desta quarta-feira (27) o primeiro papa-lixo da região. A entrega foi festejada por moradores, comerciantes e gestores públicos que apostam no equipamento como uma ferramenta fundamental para ajudar a manter a cidade mais limpa e bem cuidada.

 

O contêiner semienterrado instalado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem capacidade para receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura e limpa. Ao redor do equipamento, uma infraestrutura de paisagismo convida os moradores a cuidarem do local e mantê-lo limpo e arrumado.

 

 

 

Durante a entrega do papa-lixo, foi feita uma simulação da coleta pela empresa Sustentare, que atua na região. Atualmente, há 26 caminhões específicos que fazem a coleta dos resíduos de papa-lixo no Distrito Federal. Eles são caminhões compactadores com expansor e braço munck para retirar o contêiner semienterrado e coletar o lixo. Os caminhões regulares das coletas convencional e seletiva não recolhem o lixo descartado nos papa-lixos.

 

Para o diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira, a população ganha mais limpeza e mais saúde com o novo papa-lixo. “Esse equipamento é muito importante pois evita todo tipo de praga, como ratos e baratas, evita muitas doenças, porque o resíduo fica acondicionado de forma segura. Essa entrega é mais uma ação do governo do Distrito Federal, do governador Ibaneis Rocha cumprindo a promessa de deixar nossas cidades cada vez mais limpas”, declarou.

 

Este é o 15º papa-lixo instalado em Brazlândia. Para o administrador regional, Coronel Jesiel, ele será um importante aliado para o meio ambiente. “Pedimos à população que ajude a preservar o equipamento público, que é de grande valia para a nossa cidade”.

 

Também presente no momento que marcou a entrega do papa-lixo, o deputado distrital Iolando Almeida elogiou a iniciativa do GDF. “Recentemente houve a instalação de 700 luminárias de LED aqui na região. Agora entregamos esse equipamento importante para limpeza pública. Agradeço pela parceria”.

 

Morador do Incra-8 há mais de 50 anos, João Cardoso Carvalho passou pelo papa-lixo com os netos bem na hora da demonstração da coleta. Ele agradeceu pelo investimento. “Finalmente vamos ter um espaço adequado para colocar nosso lixo. Essa era uma reivindicação antiga da nossa comunidade”.

 

O Distrito Federal conta hoje com 314 papa-lixos. A meta do Governo do Distrito Federal é disponibilizar um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas até 2022. Para visualizar o mapa com o endereço de todos os papa-lixos do DF, acesse: https://www.slu.df.gov.br/papa-lixo/.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153