Itapoã recebe o projeto De Olho na Coleta
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esteve presente no Itapoã com o projeto De Olho na Coleta nesta quinta (10). A iniciativa visa envolver líderes comunitários na fiscalização da coleta convencional. O encontro contou com a presença da diretora-geral do SLU, Kátia Campos, e sua equipe técnica, fiscais da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e do administrador Regional, Eduardo Rodrigues da Silva.A proposta do projeto é fazer uma gestão compartilhada, para que a população ajude a fiscalizar a prestação dos serviços de coleta e, dessa forma, melhorar sua qualidade.
Para a diretora-geral Kátia Campos a visita ao Itapoã foi uma reunião diferenciada cujo objetivo é implementar um trabalho de educação ambiental na cidade. “Precisamos desenvolver ações nas escolas, igrejas, entre outros estabelecimentos, de forma que o material recolhido aqui seja totalmente diferente e possa ser aproveitado pelas associações de catadores da comunidade. Como as associações são pequenas, precisamos começar fazendo tudo com muita atenção”, afirma.
Willian Souza, catador da associação Recicla+Brasil, acredita que a população precisa de informação e reconhece que existe boa intenção mas as pessoas não conhecem, ainda, a forma correta de descartar o lixo e afirma que o programa é uma oportunidade dos catadores serem ouvidos. “O SLU mostra que está do nosso lado, e vem fazendo um excelente trabalho, que não foi feito anteriormente. Os catadores e a comunidade estão sendo ouvidos pelo atual governo.”, afirmou o catador que mora no Itapoã.
O administrador Regional do Itapoã Eduardo Rodrigues diz que a comunidade se faz presente nas reuniões, e para equacionar os problemas da cidade não existe solução mágica e sim a organização das pessoas para realização de um trabalho coletivo. “Considero importante a vinda do SLU para dialogar com as lideranças. Uma característica da comunidade local é ser participativa”, conclui.
Outro assunto abordado na reunião foi o despejo irregular de residuos em áreas públicas, conhecidos como pontos sujos. O assessor do SLU, Guilherme de Almeida mostrou para os presentes o projeto que pretende transformar os pontos de despejo irregular de resíduos em Pontos de Entrega Voluntária (PEV), local destinado a receber dos pequenos volumes de resíduos da construção civil (até 1m3), galhadas e volumosos (móveis). Os locais para instalação dos PEV serão escolhidos posteriormente pela administração em parceria com a comunidade
Os fiscais da Agefis informaram da proibição de despejar resíduos em áreas publicas, esclareceram sobre as penalidades atribuidas a quem notificado por despejo irregular e afirmaram que as denúncias podem ser feitas pelo número 162.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153