Governo do Distrito Federal
31/03/22 às 9h34 - Atualizado em 31/03/22 às 9h34

GDF promove blitz da limpeza no Varjão

COMPARTILHAR

Ação educativa envolveu 40 servidores de vários órgãos do governo

 

AGÊNCIA BRASÍLIA

 

Uma ação compartilhada envolvendo vários órgãos do GDF na manhã desta quarta-feira (30) agitou a cidade do Varjão. Organizada pela administração regional, a Blitz da Limpeza teve como objetivo alertar a população sobre o problema do lixo na região, além de conscientizar e orientar os moradores e comerciantes sobre o descarte correto de resíduos.

 

Cerca de 40 pessoas da própria administração, além do DF Legal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Serviço de Limpeza Urbana (SLU), participaram do movimento, que contou ainda com três carros de som.

 

 

“A gente tem um problema grave com o lixo aqui no Varjão”, explica o administrador Daniel Crepaldi. “Hoje, infelizmente, são vários focos de sujeira pela cidade, o que causa risco de doença, atrai bichos e mau-cheiro. Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, tanto seletivo, quanto convencional, lembrando os horários e dias desse serviço. A ideia é fazer com que a cidade fique limpa”, destaca o gestor.

 

Logo na entrada do Varjão, um grupo de servidores da administração alertava os motoristas que entravam e saíam da cidade sobre a questão do lixo na região, distribuindo um panfleto com informações sobre lixo reciclável, orgânicos e rejeitos. No site do SLU é possível obter informações sobre cada um desses resíduos, além dos horários e dias das coletas nas regiões administrativas. Uma faixa com os dizeres “Cuide do seu lixo!”, alertava sobre a responsabilidade de cada um na sociedade sobre o assunto.

 

“A ideia é fazer barulho, chamar atenção da comunidade, seja morador, seja comerciante. Passar de porta em porta, de casa em casa, e falar da importância da coleta seletiva e de como separar corretamente o lixo para deixar a cidade limpa”, frisa Ana Clara Rezende, responsável pelo programa Mobilização Social do SLU, ação realizada pelo serviço de limpeza a cada 15 dias em uma região administrativa. “Quando você separa corretamente o lixo, gera renda, emprego para várias famílias de catadores, sem falar que aumenta a vida útil dos aterros sanitários”, observa.

 

Presidente da única cooperativa de reutilização de materiais da cidade, a Central de Reciclagem do Varjão, desde 2008 em atividade, Ana Carla Borges gerencia cerca de 35 trabalhadores no ramo. Elogia a campanha de conscientização e orientação promovida pelo GDF na região. “Um dos assuntos mais falados hoje por aqui é sobre a questão do lixo, da falta de conscientização das pessoas”, lamenta. “Então, essa iniciativa de ensinar a separação correta do que é material reciclável e não reciclável ajuda no nosso trabalho”, diz.

 

“Importante e necessária”

 

Há mais de trinta anos morador do Varjão, o comerciante Francisco Martins, 54 anos, se entusiasmou com o som dos autofalantes dos carros do SLU. “A cidade está muito suja e cada um tem que fazer sua parte, então é muito legal ver essa mobilização do governo para conscientizar as pessoas”, elogia. “É uma ação importante e necessária”, emenda.

 

Para o arte-finalista e impressor Juraci de Souza, há um ano morador da cidade, a população local ainda não apreendeu a fazer o descarte de lixo. Daí a relevância das ações educativas realizadas essa manhã no Varjão. “Já morei em outras cidades do DF e aqui a coisa está feia, tem que trabalhar bastante essa questão do descarte correto na região”, alerta.

 

É importante o trabalho de vigilância e supervisão em relação não apenas ao descarte incorreto de resíduos, mas também ao de evitar o acúmulo de lixo nas portas de casa. Subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos do DF Legal, José Ribamar destaca o papel do órgão nessa parceria, de alerta aos moradores e comerciantes irregulares. “Realizamos uma ação educativa em toda a cidade. Nesse primeiro momento, vamos instruir aqueles que estiverem irregulares”, detalha o fiscal. “Mas, a partir disso, os que não corrigirem suas ações serão autuados”, avisa.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153