Corpo de Bombeiros, SLU e Defesa Civil trabalham para extinguir incêndio que atingiu 10 mil metros quadrados. Previsão é que combate siga até quinta-feira (6)
O incêndio no Lixão do Jóquei, que começou no sábado (1º), foi controlado na madrugada desta segunda-feira (3), segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Membros da corporação, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Defesa Civil atuam para extinguir o fogo, que atingiu 10 mil metros quadrados (o equivalente a um campo de futebol) do total de quase 2 milhões de metros quadrados do lixão, na Estrutural. A expectativa é que o combate siga até quinta-feira (6).
A integridade de quem trabalha no local está garantida, e as atividades continuam, de acordo com a diretora-geral do SLU, Kátia Campos. “Os trabalhadores estão informados de que precisam ficar distantes da área afetada.” Segundo ela, ainda na sábado à noite, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, fez-se um aceiro (desbaste) para delimitar a região queimada e evitar que as chamas se espalhassem. Monitorada durante 24 horas, a área está isolada pela Defesa Civil e deve permanecer assim por pelo menos uma semana. Em paralelo, o SLU atua para esclarecer as causas, ainda sem previsão de quando poderá informá-las.
Por se tratar de um fogo subterrâneo, os bombeiros usam técnica de abafamento, conforme explicou o comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Junior. Nesse caso, emprega-se terra para evitar a entrada de ar e o alastramento das chamas. Caminhões-pipa são utilizados para resfriar o terreno e garantir que as máquinas necessárias se aproximem dos espaços a serem atendidos.
Parque Nacional
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros disse que a preocupação de o incêndio se alastrar até o Parque Nacional já está praticamente descartada. “O parque está a cerca de 500 metros da área atingida, mas agora as chances de que ele seja comprometido são mínimas.”
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153