Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/21 às 8h53 - Atualizado em 23/11/21 às 8h53

Diretor-presidente do SLU é entrevistado pelo Correio Braziliense

Silvio Vieira fala sobre principais investimentos na limpeza urbana do DF

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

O diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvio Vieira, participou nesta segunda-feira (22) de uma entrevista para o canal CB Poder, do Correio Braziliense. A entrevista é transmitida ao vivo pelas redes sociais do veículo de comunicação e também pela TV Brasília. Na bancada com Lucas Móbile, Silvio Vieira falou sobre os principais investimentos na limpeza urbana do Distrito Federal.

 

O tema inicial da entrevista foi educação ambiental. O representando do SLU destacou que das 2,7 mil toneladas de resíduos que chegam diariamente ao aterro sanitário, pelo menos 500 toneladas são resíduos recicláveis, que poderiam voltar ao ciclo produtivo por meio da reciclagem.

 

“A população precisa entender que, ao descartar incorretamente, o material vai pro aterro enquanto poderia ir para as famílias de catadores que utilizam esses resíduos para geração de renda”, destacou.

 

Silvio Vieira também falou sobre o poder de constatação de infração pelo SLU. “Hoje o SLU, através de seus fiscais, constata o ato indevido e pode chegar a fazer uma notificação, encaminhar isso para o DF Legal para aplicação da multa”.

 

Para o diretor-presidente, não existem razões para os cidadãos não fazerem o descarte correto de seus resíduos. Segundo ele, mesmo nos locais em que não existe coleta seletiva porta-a-porta, existem os papa-recicláveis e papa-entulhos, que recebem esse tipo de material para as cooperativas. Ele ainda citou outros equipamentos como o papa-lixo, que recebe resíduos domiciliares. “Vamos chegar a mais de 450 unidades até o próximo ano”, informou.

 

Mobilização Social

 

O diretor-presidente do SLU enfatizou as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo SLU, entre elas a campanha Cartão Verde e a Mobilização em Ação. “Temos feitos ações importantes. A cada quinze dias, temos uma equipe de mobilização que vai nas regiões administrativas fazer um grande mutirão de conscientização, conversa com as pessoas sobre como fazer o descarte corretamente. Tem dado resultados, mas é um trabalho de formiguinha”, explica.

 

Ele ainda destacou que já existe um projeto piloto com a secretaria de Educação do DF para implantar um aplicativo para crianças sobre a reciclagem. “É interessante que a gente consiga colocar um projeto desse e possa trazer resultados a médio e longo prazo”.

 

Outros assuntos entraram na pauta da entrevista, como o Museu da Limpeza Urbana, a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) e o Aterro Sanitário de Brasília. Para assistir na íntegra, acesse: https://bit.ly/3r1fc4g.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153