31 Regiões Administrativas visitadas e 141 líderes comunitários participantes do projeto
O De olho na coleta fez sua última parada no Lago Norte, ouvindo moradores e representantes da região. O encontro aconteceu na última quinta-feira (19) e contou com a presença do administrador do Lago Norte, servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).
A diretora-geral do SLU, Kátia Campos deu início à reunião apresentando o projeto que pretende transformar os pontos de despejo irregular de resíduos, em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Nesses espaços, serão erguidas estruturas para o recebimento de pequenos volumes de resíduos (até um metro cúbico). Além disso, Kátia falou sobre os dias e horários das coletas (convencional e seletiva), e aproveitou para destacar a importância de reuniões como o De Olho na Coleta.
“Hoje fechamos o ciclo do projeto De olho na coleta. Essa foi a última região administrativa que visitamos. Conseguimos identificar algumas falhas apontadas pela população, e fomos elogiados em outros aspectos. Em 2016, retornaremos,” contou a diretora.
Os líderes comunitários foram participativos. A maioria apresentou propostas. Uma delas foi a da moradora do Núcleo Rural Córrego da Palha, Elsa Ávila de Freitas. Ela pediu que os pais orientem seus filhos sobre a correta destinação dos resíduos. “Uma comunidade educada consegue crescer, se desenvolver e tudo isso passa por uma geração. O governo precisa fazer sua parte, mas a principal educação começa em casa, pelos pais”, disse a moradora.
O administrador interino do Lago Norte, Leandro Casarim, compôs a mesa e exaltou a aproximação da autarquia com a população e Administração Regional. “Os moradores puderam expor os problemas com a coleta seletiva e convencional, além de denunciar os pontos sujos. Essa aproximação entre a cidade e a administração pública é válida e engrandece nosso trabalho como gestores”, avaliou o administrador.
Desde o início do ano, o SLU visitou 31 Regiões Administrativas (RAs). Em cada reunião, foi entregue uma ficha de participação do projeto. Ao todo, 141 líderes comunitários se inscreveram. A tendência é que, em 2016, todas as RAs recebam novamente o De olho na coleta. A diretora conta que o próximo passo, é discutir as formas de educar a comunidade para a coleta seletiva.
Para a diretora-geral do SLU, o De olho na coleta está apenas começando e irá retornar em todas as 31 regiões administrativas visitadas. “No ano que vem, continuaremos esse o diálogo com as lideranças, e aperfeiçoaremos, cada vez mais, nossos serviços. Aprendemos muito ouvindo a comunidade”, destacou Kátia Campos.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153