Projeto visa promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados
(Brasília, 27/4/2015) – O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esteve, na quinta-feira (26), nas Administrações Regionais de Sobradinho e de Planaltina, pela manhã e à tarde, respectivamente, para apresentar o projeto “De olho na coleta”. As reuniões também contaram com a presença de líderes comunitários e representantes regionais de ensino, a fim de envolvê-los na fiscalização da coleta convencional (lixo domiciliar).
O administrador Regional de Sobradinho, Divino Sales, cumprimentou os participantes e enfatizou a importância do trabalho em conjunto com o SLU. “Essa é a primeira de muitas reuniões que faremos para tratar da limpeza urbana na cidade”, afirmou.
A diretora-geral do SLU, Kátia Campos, complementou a necessidade dessa parceria. “Precisamos fazer melhorias no serviço de limpeza urbana do DF e, é impossível o órgão trabalhar sozinho. Dessa forma, temos de atuar em consonância com as lideranças comunitárias e escolas, trocar informações para nos ajudar a transformar o DF”, declarou.
O administrador regional de Sobradinho II, Estevão Reis, também participou e comentou sobre a união entre os órgãos do governo para trazer soluções e uma delas são as campanhas educativas. “Esse é um momento de estruturação e aproximação. Esperamos melhorias e estamos fazendo nossa parte, por isso, contem conosco”, disse.
Para o subsíndico do Condomínio Jardim Europa II (Sobradinho), Adolfo de Paulo Pereira, a impressão desse primeiro contato foi favorável. “Temos um grupo à frente dos órgãos como o SLU e da própria Administração Regional para ouvir os diferentes segmentos da população e tentar resolver a questão da coleta e destinação”, disse. Adolfo ainda falou sobre seu empenho na separação dos resíduos recicláveis. “Precisamos elevar e somar o esforço de todos, a fim de que essa seja uma realidade comum em nosso cotidiano como cidadãos”, completou.
Planaltina
Na Administração Regional de Planaltina, a administradora Dinalva Ferreira, apresentou os pontos críticos de descarte irregular de resíduos da cidade e contou que, em um desses locais, presenciou um carroceiro jogar resíduos de construção próximo ao manancial. “Ele disse que precisava colocar esses materiais nessa área, porque pelo menos a água os levaria. Isso mostra a falta de consciência de preservação ambiental. Precisamos de uma ação conjunta e eficaz para, primeiramente, amenizar os problemas relacionados ao lixo na cidade”, acrescentou.
Moradora de Buritis II, a auxiliar administrativo Graça Silva conta que o SLU estava distante da comunidade para discutir questões relacionadas à limpeza urbana. “Há muitos anos não tínhamos a presença desse órgão e, por isso, não o enxergávamos como nosso parceiro. É muito importante a vinda do SLU hoje, pois esse trabalho que se propõe a fazer com a comunidade tem tudo para dar certo”, aposta.
Vicente Pires
A diretora-geral do SLU, Kátia Campos, esteve na Administração Regional de Vicente Pires com o vice-governador do DF, Renato Santana, secretários de Estado e presidentes de empresas do DF, na quinta-feira (26). Também participaram líderes comunitários da região. “Aproveitamos o encontro para apresentamos o De olho na coleta. Distribuímos os roteiros com horários e dias do recolhimento, além da ficha de adesão ao projeto, para que esses líderes possam vir a ser nossos parceiros”, contou a diretora.
O Projeto
O “De olho na coleta” foi lançado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em 13 de março, durante encontro com lideranças comunitárias de Brazlândia. A iniciativa visa promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo órgão. A ideia é que os cidadãos fiquem atentos ao cronograma da coleta convencional e, caso haja problema no recolhimento, acionar o SLU, pelo telefone 3213-0153.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153