O carroceiro Deusdete ofereçe um serviço diferenciado para população de Vicente Pires
Deusdete aluga caixas Brooks – espécie de caçamba utilizada no armazenamento e transporte de resíduos de média densidade como entulhos, sucatas ferrosas, madeiras e galhadas- para reunir os materiais que recolhe e evitar descartá-los em áreas públicas de Vicente Pires, também é reconhecido pelos moradores, por não maltratar os animais que utiliza.
Deusdedit de Souza Cipriano, conhecido como Deusdete, 45 anos, Carroceiro com mais de 20 anos de profissão, que faz a diferença em Vicente Pires. Quando começou com o serviço de coletar entulho, jogava lixo em alguns lugares inadequados, mas há quase seis anos decidiu mudar a forma de trabalhar, passou a alugar caixas Brooks de uma empresa que destina o resíduo para o local correto, e segundo ele as coisas começaram a melhorar.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) considera o senhor Deusdete um exemplo a ser seguido, pois sua atitude evita a degradação ambiental, colabora com a saúde da população e destina para o local adequado todo resíduo que coleta. No primeiro trimestre de 2015, foram coletadas diariamente cerca de 6.000 toneladas/dia de entulho oriundos da construção civil, encaminhados ao Aterro Controlado do Joquéi correspondendo a aproximadamente 1,03 kg por hab/dia.
O SLU lançou à campanha Brasília Limpa Sua atitude Faz a Diferença no dia 21 de setembro para chamar a atenção da população para a temática da responsabilidade compartilhada na manutenção da limpeza urbana, baseando-se na idéia de que ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. Com esta mensagem o SLU busca o envolvimento das pessoas numa meta comum, ou seja, levar o cidadão a se conscientizar sobre sua responsabilidade na destinação correta dos resíduos gerados e alterar o seu comportamento, passando a adotar práticas ambientalmente sustentáveis.
O serviço prestado por este cidadão colabora com a preservação da saúde da população de Vicente Pires, pois os pontos irregulares de despejo podem se tornar foco de reprodução do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue e outras doenças. Deusdete também é reconhecido pelos moradores, por não maltratar os animais que utiliza. “Tenho dois cavalos criados com carinho, eles revezam, no dia que um trabalha o outro descansa, e eu não monto neles quando encho a carroça, vou acompanhado a pé, isso é para evitar sobrecarga física”, afirma o carroceiro, que também utiliza fraldões para evitar dejetos nas vias. E quem duvida, ele faz questão de desafiar. “Quem duvida, eu chamo para ir comigo e mostro, alguns chegam a se espantar, muitos me parabenizam”, conta.
O descarte irregular de resíduos se tornou um problema crônico das cidades, geram transtornos para população (degradação ambiental, entupimento de bueiros, propagação de vetores como ratos, mosquitos, baratas escorpiões) e desperdício de recursos públicos através das reincidentes operações de limpeza. Segundo levantamento da Agefis existem atualmente espalhados no Distrito Federal quase mil pontos irregulares de descarte de lixo e entulhos.
O SLU pede a população que não jogue resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios e evite contratar serviços ou empresas que não garantam a destinação correta do resíduo. Quem for flagrado pela Agefis descartando resíduos irregularmente está passível de multas que varia de R$ 115 a R$ 11 mil, dependendo do local, a quantidade e o tipo de resíduo descartado. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 162 ou pelo site da ouvidoria geral www.ouvidoria.df.gov.br.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153