Essa é a nona edição do programa Vem Saber que capacita os servidores
(Brasília, 9/6/2015) – Não é atribuição do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) a logística de descarte de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, sendo de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes criar um sistema de recolhimento e destinação final para esse tipo de material.
Com intuito de abordar essse assunto, o SLU promoveu em 27 de maio, a 9ª edição do programa de capacitação para servidores, conhecido como Vem Saber. Com o tema “Resíduos Especiais: lâmpadas, pilhas e baterias”, a palestra foi ministrada pela gerente de Gestão Ambiental da autarquia, Maria Fernanda Barbosa.
Dentre os assuntos abordados durante o encontro, destacam-se a legislação e normas existentes sobre os resíduos especiais, os riscos e os cuidados ao descartá-los, além da destinação final adequada desses materiais.
A gerente comentou que boa parte da população já se preocupa com o descarte correto, porém, muitos ainda desconhecem os riscos que correm com a destinação inadequada desses materiais prejudiciais à saúde. Ainda faltam pontos de entrega acessíveis, o que dificulta o descarte. “Também falta informação. No caso das lâmpadas, temos apenas a Leroy Merlin e o programa de recolhimento da CEB, o qual possui apenas dois pontos de entrega, na sede da 508 Sul”, destacou ela.
Maria Fernanda informa ainda que o Acordo Setorial de Logística Reversa de Lâmpadas prevê a implantação de 50 pontos no DF no primeiro ano do acordo. “Para as pilhas há mais opções, pois a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) dispõe de 38 pontos de entrega, a maioria em supermercados, porém, desse total, 19 estão concentrados no Plano Piloto”, completou Fernanda.
Nesse acordo citado pela gerente fica claro que não é atribuído nenhum papel ao SLU na logística de descarte de lâmpadas fluorescentes e que a responsabilidade de criar um sistema de recolhimento e destinação final para os materiais é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Vem Saber
Criado em janeiro desse ano, o Projeto Vem “Saber” é uma iniciativa da atual diretoria do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A proposta visa capacitar os servidores da autarquia e demais atores sociais interessados na Gestão dos Resíduos Sólidos. As capacitações do Vem Saber são realizadas quinzenalmente no auditório do Núcleo de Limpeza Sul, localizado na Avenida das Nações L4-Sul no período matutino.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153