Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/01/25 às 10h54 - Atualizado em 20/01/25 às 11h01

Aterro Sanitário de Brasília completa 8 anos de serviço ao Distrito Federal

COMPARTILHAR

Mais adesão à coleta seletiva é imprescindível para aumento de sua vida útil

 

VITOR PANTOJA E LUANA LEMES/ASCOM SLU

 

Neste mês, o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) completa oito anos de serviço prestado à população do Distrito Federal. Inaugurado em 2017, o aterro tem capacidade para receber 8,13 milhões de toneladas de resíduos e uma vida útil que antes estava estimada até 2030, agora tem expectativa para 2027.

 

Cerca de 2 mil toneladas de resíduos chegam todos os dias ao ASB. Desse total, cerca de 25% são de recicláveis que poderiam gerar renda para centenas de famílias que trabalham nas cooperativas do Distrito Federal, além de não ocupar mais espaço no ASB.

 

A diretora Técnica do SLU, Andréa Almeida, alerta sobre a responsabilidade de cada cidadão com a coleta seletiva. “Além dos equipamentos de limpeza pública disponíveis para a população, o SLU também disponibiliza tecnologia, como o aplicativo SLU Coleta DF que traz informações de como fazer o descarte correto e contribuir com a coleta seletiva. A partir do momento que a gestão estabelece a coleta seletiva, a população é obrigada a participar, então não é facultativa ao cidadão”, esclarece.

 

Inaugurado em 2017, o aterro tem capacidade para receber 8,13 milhões de toneladas de resíduos. Foto: Vinícius Mendonça/SLU

 

Atualmente, o ASB conta com 4 etapas abrangendo 32 hectares. Quase 70% da sua capacidade já foi utilizada, ou seja, cerca de 5,62 milhões de toneladas de resíduos já foram aterradas. Considerando a capacidade restante, o ritmo de geração de resíduos no DF e o aterramento de materiais recicláveis no local , o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estima que a vida útil do ASB vá até a primeira metade de 2027.

 

“Temos uma área ao lado do Aterro Sanitário de Brasília com mais de 60 hectares e em breve teremos uma licitação para contratação de projeto para expansão do aterro. Mesmo com essa ampliação, precisamos do engajamento de todos na coleta seletiva para que o aterro tenha mais vida útil”, disse o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.

 

Tratamento de chorume

 

Ao ser compactado no aterro sanitário, os resíduos geram o chorume, líquido produzido a partir de sua decomposição. Ao ser drenado, o chorume bruto segue para uma das sete lagoas de contenção do ASB para o tratamento. O processo se inicia em reatores, onde são inseridos produtos químicos para mistura e decantação de impurezas. Em seguida, o líquido passa por uma linha de filtros, que finalizam o processo transformando o chorume em efluente tratado que pode ser utilizado como água de reuso.

 

O tratamento de chorume no ASB teve início em 2019 e, desde então, já foram tratados 1.719.129 m³ de chorume, o equivalente a 1.719.129.000 litros de efluente tratado. Após tratamento adequado, o líquido atinge os limites exigidos pela legislação ambiental para ser devolvido ao meio ambiente sem representar riscos. No caso do tratamento realizado no ASB, o efluente tratado é lançado no Rio Melchior, em condições e quantitativos autorizados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

 

Aniversário

 

Na última sexta-feira (17), data do Aniversário do Aterro Sanitário de Brasília, o SLU preparou uma cerimônia de agradecimento e um café da manhã para os servidores e colaboradores que atuam no local. O evento aconteceu em sua sede administrativa.

 

 

SLU preparou uma cerimônia de agradecimento e um café da manhã para os servidores e colaboradores que atuam no local. Foto: Vinícius Mendonça/SLU

 

Todos se reuniram no auditório para receber os agradecimentos dos gestores do SLU. O diretor-adjunto, Cleilson Gadelha ressaltou a importância de toda a equipe nesses oito anos. “Agradeço o empenho de todos nesses oito anos e reforço que o aterro é um dos principais pontos da nossa gestão e eu só tenho a agradecer e dizer que todos vocês fazem parte da história do Aterro Sanitário de Brasília”, disse.

 

Para destacar ainda mais os oito anos do ASB, novas placas de identificação foram instaladas na entrada do local e uma nova linha do tempo foi adesivada nas paredes do auditório, contando um pouco da história e evolução dos serviços prestados pelo SLU.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153