Projeto do SLU prevê a construção de 58 pontos no DF
Os Pontos de Entrega de Pequenos Volumes (PEV) previstos para o Distrito Federal são instalações com mil metros quadrados, destinados para o recebimento de resíduos da construção civil (RCC), podas, volumosos (móveis) e resíduos da coleta seletiva. Restos de obras e demolições como pisos, azulejos, cimento e terra, madeiras, sobras de poda, móveis, papel, papelão, plásticos, vidros, latas de tinta e metais são exemplos dos materiais que podem ser levados ao PEV. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo descartado irregularmente em locais públicos, terrenos baldios e córregos, evitando assim a proliferação de doenças, enchentes e de animais.
Projeto do SLU prevê a construção de 58 PEV, seis ainda este ano. A proposta é que seja instalado um a cada cinco quilômetros de distância. Não há custo para a entrega dos resíduos, e cada cidadão pode entregar até 1m³ de RCC, por dia. O posto de atendimento receberá entulhos da população. Os resíduos destinados aos PEVs serão recolhidos no momento em que os contêineres estiverem cheios. Os materiais recicláveis serão encaminhados para as cooperativas e os rejeitos destinados para o aterro.
O assessor especial da Diretoria Geral do SLU, Guilherme de Almeida, afirma que os PEV são de extrema importância para o DF, e diz que o Governo de Brasília pretende transformar os mais de mil pontos sujos encontrados no DF em locais de convivência comunitária e uma das opções é o PEV. “Sua implementação passa pela análise de questões ambientais, fundiárias, urbanísticas, e sociais. Esse último aspecto está relacionado à adesão da população em aceitar a instalação desse tipo de equipamento público”, acrescenta Guilherme.
O PEV faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, a única área autorizada a receber entulho é o Aterro do Controlado do Jóquei, localizado na Cidade Estrutural.
O SLU abriu, no último dia 17, pregão eletrônico para a contratação da empresa que ficará responsável pela construção do primeiro PEV, no Núcleo de Limpeza Urbana de Ceilândia (Nucei).
Leia mais:
Aberto pregão eletrônico para construção de Ponto de Entrega Voluntária
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153