Na última sexta-feira, (06), o SLU participou da entrega dos primeiros equipamentos para a cooperativa de reciclagem, 100 Dimensão, que irá auxiliar no processo de separação do material seco. A aparelhagem doada pela Coca-Cola é composta por esteira, balança, elevador de elevação e prensa.
A Diretora-presidente da Cooperativa contemplada, Sônia Maria, contou como essa ajuda será importante. “Com a implantação da Coleta Seletiva pelo GDF, seria impossível atender a demanda de lixo reciclável enviada pra cá. Essa doação vem atender nossos anseios. Com esse maquinário vamos fazer um trabalho de excelência.”, ressalta, dona Sônia, como é chamada carinhosamente.
A responsável pelo programa de reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil, Thaís Vojvodic, fez um breve resumo sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, junto às cooperativas, desde 2002. Segundo ela, o trabalho já alcançou 400 organizações, em todo o Brasil. Mas, 73% ainda estão em um nível muito baixo, diferente da Cooperativa 100 Dimensão, que possui um nível muito maior.
Questionada como eles escolheram a 100 Dimensão, Thais disse que uma série de fatores contribuíram para a decisão. ”Esse trabalho é bastante complexo, há 6 meses nós estamos acompanhado o trabalho da Dona Sônia e seus associados, e realizando cursos de capacitação com todos os catadores”, conta, Thaís. De acordo com a responsável pelo programa de reciclagem, após uma reunião com o Diretor do SLU, Gastão Ramos, para conhecer mais a fundo as cooperativas do DF, eles puderam avaliar qual seria a melhor opção. “Percebemos que a 100 Dimensão possuía um potencial mais elevado, além de estar ligada diretamente a coleta seletiva”, relata.
Como parte do projeto, a cooperativa passará por um diagnóstico, para avaliar se possui algum problema. “Caso o resultado mostre algum desajuste na produção, então nós vamos trabalhar para melhorar a produção. Nós prevemos um crescimento 3 vezes maior ” diz, Thaís.
Com a palavra, o Diretor adjunto, Hamilton Ribeiro, externou sua satisfação com o projeto e com a Coleta Seletiva, implantada no DF em 17 de fevereiro, deste ano. “Estamos tendo ótimos resultados, e isso tem nos animado a dar continuidade ao trabalho. E, além disso, temos uma grande aliada que é a Dona Sônia. Ela sempre nos informa quando erramos ou acertamos em algo, e isso nos faz parte atuante desse processo, ajudando a aprimorar nossa operação, para que nossas atividades tenham sucesso”, conta o diretor.
Além de informações técnicas, os convidados do evento também participaram de um momento educativo com o diretor adjunto, Hamilton Ribeiro. O diretor, perguntou quantos possuíam duas lixeiras em casa, poucos levantaram a mão. A partir desse resultado ele levantou para todos os presentes, sobre a necessidade de separação do lixo. “Não é obrigatório termos duas lixeiras, mas é fundamental separar o lixo seco e o orgânico em sacos de lixo diferentes. A Coleta Seletiva é responsabilidade de todos nós. Quando compramos algo, não compramos, apenas, o produto, mas também a embalagem e o descarte”, frisa, Hamilton Ribeiro.
A diretora da cooperativa, Sônia Maria, encerrou a cerimônia agradecendo ao Instituto Coca-Cola pela assistência técnica e social, prestada aos cooperados, e ao GDF, pela implantação da Coleta Seletiva. Disse está otimista, pois com os investimentos a renda dos trabalhadores pode chegar a R$ 2 mil. Mas, afirma que a luta não para, que sua próxima meta é conseguir moradia para os catadores próximos ao seu local de trabalho. Atualmente, a cooperativa trabalha com 200 catadores, distribuídos em todo DF.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153