Eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos são exemplos de resíduos que podem ser altamente contaminantes para o meio ambiente se descartados junto com o lixo comum. Estes resíduos devem ser levados para pontos de coleta no comércio.
Antes de descartar, verifique se é possível doar o equipamento para reutilização. Instituições de assistência social ou de inclusão digital podem se interessar em consertar o equipamento.
O SLU não se responsabiliza pela qualidade e continuidade dos serviços, mas incentiva a divulgação de tais iniciativas.
O SLU não recebe resíduos eletro-eletrônicos:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010, art. 33) estabelece que a destinação adequada de produtos eletroeletrônicos e seus componentes é de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, independentemente do serviço público de limpeza urbana.
Pneus
O texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos também considera os pneus como resíduos “especiais”. A destinação adequada desses materiais é de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Mesmo não sendo responsável por essa demanda, o SLU, preocupado com a saúde pública do DF, recolhe os pneus descartados irregularmente em áreas públicas e os mantém, provisoriamente, nos núcleos de limpeza do Gama, de Planaltina, Sobradinho e do Recanto das Emas, bem como no Complexo Norte, situado no Setor de Áreas Isoladas Norte. Nesses locais, o cidadão pode entregar pneus que queira descartar.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153