Adasa e SLU foram os responsáveis por iniciativa
*AGÊNCIA BRASÍLIA
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF), realizou, nesta terça-feira (15), o workshop Capacitação Técnica para Implantação do Acertar Resíduos Sólidos. O evento ocorreu no auditório do SLU, no Edifício Venâncio 2000, e reuniu representantes de instituições públicas e privadas ligadas à gestão de resíduos sólidos e saneamento.
Além de disseminar conhecimento técnico sobre auditoria e certificação das informações utilizadas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS), o encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a Resolução Adasa nº 43/2024 – que institui a metodologia de Auditoria e Certificação das Informações dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Distrito Federal.
O evento ocorreu no auditório do SLU, no Edifício Venâncio 2000, e reuniu representantes de instituições públicas e privadas ligadas à gestão de resíduos sólidos e saneamento | Foto: Divulgação/SLU-DF
Inspirado no já consolidado projeto Acertar Água e Esgoto, o modelo foi adaptado para a realidade do setor de resíduos sólidos e busca garantir a confiabilidade dos dados referentes à quantidade de resíduos coletados, recicláveis recuperados, rejeitos encaminhados a aterros sanitários, extensão de vias varridas, entre outras informações operacionais.
A abertura do evento foi conduzida pelos diretores da Adasa, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo, e pelo diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, que ressaltaram a importância da certificação de dados para o aprimoramento contínuo dos serviços públicos.
“Sem informações de qualidade, não conseguimos tomar decisões assertivas e adequadas para a prestação de serviços e para a gestão como um todo. Estamos aqui hoje para promover essa capacitação e coroar mais uma etapa deste projeto, conferindo qualidade às informações geradas pelo SLU, que são essenciais para o planejamento regulatório e para a gestão do serviço prestado”, destacou o diretor-presidente substituto da Adasa, Félix Palazzo.
Apolinário Rebelo reforçou o papel estratégico da iniciativa na formulação de políticas públicas. “Nosso esforço com o projeto Acertar vinculado ao PDGIRS faz parte da estratégia de melhorar continuamente a qualidade do nosso trabalho. Não é possível avançar sem precisão na coleta e organização dos dados. Esse trabalho pioneiro coloca o DF na vanguarda da gestão de resíduos no Brasil”, afirmou.
O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe de Carvalho, destacou o papel integrador do evento: “Este workshop é uma excelente oportunidade para aprofundarmos nosso conhecimento, trocarmos experiências e reforçarmos a transparência na gestão dos resíduos sólidos no Distrito Federal. Estamos todos unidos por um único objetivo: aprimorar a aplicação da Resolução nº 43 e implementar com sucesso o projeto Acertar Resíduos Sólidos”, concluiu.
Além dos porta-vozes, participaram do evento o ouvidor da Adasa, Fernando Freitas, e representantes da Caesb, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), do Ministério das Cidades e de outras instituições envolvidas na política de resíduos sólidos no DF.
*Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF)
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153