Produção de composto orgânico do Distrito Federal foi destaque em sustentabilidade
LUANA LEMES/ASCOM SLU
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) venceu o Prêmio Arapoti na categoria Excelência no Setor Público. É a primeira vez que órgãos públicos concorrem ao prêmio e o SLU se destacou em primeiro lugar pela prestação de serviço de produção de composto orgânico no Distrito Federal. A cerimônia aconteceu na noite da última quinta-feira (27), no Teatro Newton Rossi do SESC.
Esta é a 4ª edição do Prêmio Arapoti, o “Oscar da Sustentabilidade”, como define a presidente do Instituto Arapoti, Dái Ribeiro. Neste ano, além da Excelência no Setor Público, os participantes concorreram nas categorias: Resíduos, Água, Energia, Efluentes, Qualidade de Vida e Espaços Eco pedagógicos.
É a primeira vez que órgãos públicos concorrem ao prêmio e o SLU se destacou em primeiro lugar pela prestação de serviço de produção de composto orgânico no Distrito Federal. Fotos: Lilian Lima/SLU
O SLU venceu em 1º lugar como órgão público destaque em sustentabilidade, na categoria Excelência no Setor Público, com a prestação de serviço de produção de composto orgânico, que tanto ajuda a agricultura familiar do Distrito Federal. “Quando soubemos que os órgãos públicos também poderiam participar do prêmio, não pensamos duas vezes, pois a nossa missão é ‘gerir com eficiência e excelência e promover a qualidade de vida e bem-estar do cidadão na gestão da limpeza urbana’, portanto, ser reconhecido nessa categoria, só nos enche de orgulho e certeza de que estamos no caminho certo”, disse o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
O SLU é referência na produção de composto orgânico na América Latina. Só no ano passado suas usinas produziram mais de 85 mil toneladas.
Vinícius de Abreu, subcoordenador das usinas de Tratamento Mecânico Biológico do SLU, onde são produzidos os compostos orgânicos do Distrito Federal, também subiu ao palco, representando os demais colegas de trabalho e agradeceu. “Quando falamos da premiação do Instituto Arapoti, falamos de sustentabilidade, portanto é muito importante que o SLU esteja próximo. Em nome do SLU e do pedacinho que faço parte, que são as usinas de compostagem, e ainda sabendo que o SLU tem outras dezenas de iniciativas que também poderiam estar aqui, estamos felizes e agradecemos a todos pelo reconhecimento”, disse Vinícius.
O SLU é referência na produção de composto orgânico na América Latina. Só no ano passado suas usinas produziram mais de 85 mil toneladas. Cerca de 20 mil toneladas desse composto foram doadas para a agricultores familiar do Distrito Federal proporcionando mais qualidade dos alimentos e segurança alimentar para a população. O produtor deixa de comprar e utilizar outros insumos para fazer correção do solo, portanto utiliza um adubo orgânico e consegue valorizar o seu produto como orgânico. A destinação dos resíduos para a produção de composto orgânico também evita o seu aterramento no Aterro Sanitário de Brasília, contribuindo para a mitigação dos gases do efeito estufa.
Confira a galeria de fotos da premiação.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153