Na manhã do último sábado (31), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou uma ação de limpeza no Lago Veredinha, em Brazlândia, com o apoio de 10 mergulhadores das equipes DF Sub e AP Shark. Foram retiradas 400 kg de entulhos de dentro do lago.
Além da limpeza, teve educação ambiental, workshop de compostagem caseira, distribuição de mudas de plantas, atividades infantis e a presença do teatro do SLU com o Garizito. O evento contou com o apoio da Administração Regional de Brazlândia e com a presença de autoridade.
“Esse lugar é lindo e o SLU quer fazer mais que a limpeza que nós já fazemos ao redor, então unimos forças para atuarmos dentro dos espelhos d’água para preservar esse cartão postal da cidade”, disse o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho.
A secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle de Oliveira, é moradora de Brazlândia e falou da importância da iniciativa. “A gente tem que se preocupar com o próximo, se preocupar com um mundo melhor. Fico feliz porque estamos agindo e fico triste porque não deveria ter esse lixo, assim como não deveria ter violência contra mulher, mas isso é com a união de todos”, disse.
União que trouxe para o evento o Clube de Desbravadores Canário da Terra, uma organização mundial que atua na região com projetos sociais para crianças e adolescentes em atividades como essa, de responsabilidade ambiental. “Ter essa conscientização ambiental também faz parte do nosso trabalho com as crianças de 10 a 15 anos. Para cada idade tem um curso específico como primeiros socorros, acampamento, caminhada com mochila, vários tipos de curso de área esportiva, espiritual e ambiental”, explicou Ericson Barreiros, responsável pelo projeto.
O projeto Mãos que Ajudam, também levou um grupo de pessoas que sempre estão dispostas a ajudar, assim como o nome já diz. “Estamos prontos para ajudar em qualquer ação que seja para o bem e essa ação é para o bem da população de Brazlândia”, disse Joanias Ferreira, responsável pelo projeto que acontece anualmente, e neste ano o tema Meio Ambiente foi escolhido.
Quem também é de Brazlândia e fez questão de participar da ação foi o subbsecretário de Gestão Ambiental e Territorial, da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Renato Santana. “O Parque Ecológico Veredinha, tem o balneário que muitos de nós tomávamos banho e que combina com esse espelho d’água que é o único da cidade, com exceção do Lago Paranoá que é o único da cidade. Qual outra cidade satélite que tenha essa orla maravilhosa? Nós temos que nos orgulhar e agradecer esses bravos guerreiros que estão mergulhando para a retirada do lixo do local”, disse.
A administradora de Brazlândia, Luciana Lima, agradeceu o SLU pela iniciativa e pediu para a população preservar o local e não jogar lixo no lago. “Peixe não produz lixo, quem jogou lá fomos nós, então temos que descartar corretamente nossos resíduos”.
O SLU acrescenta que em Brazlândia a população pode contar com dois papa-entulhos para entrega voluntária de entulhos, restos de podas, móveis velhos, podas, galhadas e óleo de cozinha usado. Os equipamentos estão localizados no Núcleo de Limpeza do SLU, próximo a 18ª Delegacia de Polícia; e outro na Q. 33, na Vila São José. Brazlândia também conta com a coleta seletiva porta a porta realizada pela cooperativa Acobraz.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153