O Auto Eco Social foi idealizado em 2022, pelo SLU, para substituir carroças de tração animal por triciclos elétricos
Carlos Ribeiro / Ascom SLU
Iniciado em outubro de 2022, o projeto-piloto Auto Eco Social, idealizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) no Guará, chegou ao fim. Entretanto, desde o início de maio, a Cooperativa de Trabalho de Catadores do Brasil (Cooperlimpo) assumiu o serviço e continua oferecendo o disque-entulho. Desta forma, os moradores da região ligam para a cooperativa solicitando o recolhimento de materiais, como restos de obras, galhos de árvores e móveis usados, entre outros, que são descartados nos papa-entulhos do Guará. Para pedir o serviço, que é pago, os moradores da região podem enviar mensagem por WhatsApp ou ligar no telefone da Cooperlimpo: (61) 9856-9741.
A iniciativa foi criada como solução provisória para cumprir a Lei nº 5.756, de 14 de dezembro de 2016, regulamentada pelo Decreto 40.336/2019, que dispõe sobre a proibição da circulação dos Veículos de Tração Animal (VTA), visando à proteção da saúde dos animais. O objetivo do Auto Eco Social era substituir as carroças de tração animal pelos tuk-tuks, triciclos elétricos que são operados por ex-carroceiros. O recolhimento dos inservíveis já era feito pela Cooperlimpo, por meio de termo de fomento junto à autarquia.
“Nesse período de um ano e meio, nós transformamos os ex-carroceiros em verdadeiros agentes ambientais. Atuamos com o projeto em várias frentes, eliminando o sofrimento do animal, a redução da poluição sonora e atmosférica, e geramos renda para os trabalhadores. E assim, a quantidade de carroças no Guará foi diminuindo. Agora o SLU está elaborando novas soluções com outros órgãos do GDF para alcançar todas as regiões administrativas. Mas o serviço que nós começamos no Guará continuará sendo executado, desta vez por meio da Cooperlimpo”, declara o presidente do SLU, Silvio Vieira.
Em abril de 2023, foi criado um grupo de trabalho interinstitucional com o objetivo de formular políticas públicas para inserção socioeconômica dos carroceiros e viabilizar a substituição das carroças por tuk-tuks – triciclos elétricos usados na coleta de resíduos de construção civil (RCC). O grupo é coordenado pelo SLU e composto pelas secretarias de Governo (Segov), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), de Educação (SEE), de Relações Institucionais (Serins), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), além do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153