A final do evento aconteceu no dia 16 de julho, no pavilhão do Parque da Cidade
VANESSA RODRIGUES/ASCOM SLU
A noite do dia 16 de julho foi marcada por simpatia, desenvoltura, beleza e carisma. Esses foram algum dos requisitos que os 45 candidatos do concurso Miss e Mister Gari 2023 foram avaliados. Ao olhar atento dos jurados, os garis desfilaram com seu uniforme e logo depois com o traje de gala.
Participando pela primeira vez do evento, o coletor Jefferson Reis participou dos ensaios a aprendeu sobre passarela, poses e presença de palco. “Ouvi bem os conselhos e trabalhei os principais requisitos, como manter a simpatia, a segurança e mostrar uma presença na passarela que se destacasse dos demais. Foquei nisso, fui confiante, sorridente e ousado nas poses, e essa performance ganhou o júri”, brincou Jefferson Reis, ao falar sobre sua conquista do primeiro lugar de mister Gari 2023.
Para a ganhadora do título de Miss Gari 2023, Elayne Barbosa, a experiência vivida ficará marcada. “Vou levar essa experiência para o resto da minha vida. Foi muito emocionante”, destacou. “Sou emotiva normalmente, e quando chamaram meu nome para receber o prêmio, as lágrimas caíram no mesmo instante. Fiquei muito elétrica”, descreveu a jovem declarando o orgulho que tem de sua profissão. “A gente vê os garis apenas limpando as ruas e muitos sofrem preconceito. Só que somos muito mais do que isso”, reforçou.
Ao olhar atento dos jurados, os garis desfilaram com seu uniforme e logo depois com o traje de gala. Fotos: Vinícius Mendonça/SLU
Os ganhadores foram premiados com um celular, ingressos para o evento Capital Moto Week e uma bolsa integral de estudos. “Além de ter ganhado o concurso, consegui realizar um dos meus sonhos, que era entrar para a faculdade. Maravilhosamente grata por isso”, disse Elayne.
A primeira edição do concurso foi realizada em 2015, em Ceilândia, e contou com a participação de 12 candidatas. Desta vez, o evento teve a inscrição de mais de 600 coletores da limpeza urbana do Distrito Federal. Para a idealizadora do concurso, Maria de Fátima Dias, a iniciativa surgiu com o objetivo de quebrar com o preconceito. “Eu via muito preconceito com os garis e sei que tem muita gente bonita. Nem toda princesa usa sapato de cristal. Muitas estão atrás de vassouras, carrinhos e cones”, enfatizou Fátima.
O evento é realizado com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), em parceria com as empresas contratadas Valor Ambiental, Sustentare Saneamento e Suma Brasil, além de parceiros na área de eventos de beleza, Fecomércio, Receita Federal e órgãos do GDF.
Para Sílvio Vieira, diretor-presidente do Sistema de Limpeza Urbana do DF (SLU-DF) essa é mais uma oportunidade de valorizar os garis. “O governo do Distrito Federal trabalha para valorizar esses profissionais que cuidam das nossas cidades, para deixá-las mais bonitas e mais saudáveis. Esse concurso é uma grande homenagem aos profissionais da limpeza que merecem respeito e valorização pelo trabalho que fazem”, declarou Sílvio.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153