A partir desta terça-feira (11), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai entregar 308 certificados para residências e condomínios que acertaram na coleta seletiva. A ação faz parte da campanha Cartão Verde, que busca melhorar a separação dos resíduos e aumentar o índice de reciclagem no Distrito Federal.
A certificação é a última etapa da campanha, realizada durante quatro semanas. Na primeira, as equipes de mobilização passam na região avisando síndicos e moradores sobre o início da operação. Nas três semanas seguintes, os garis da coleta seletiva fazem avaliação e adesivação das lixeiras e contêineres. Quem fez a separação recebe cartão verde. Aqueles que misturam recicláveis e orgânicos, por sua vez, recebem cartão amarelo. Já quem não faz nenhuma separação recebe cartão vermelho. O certificado é entregue às pessoas que receberam três cartões verdes ao longo das três semanas.
“É uma forma de valorizar e reconhecer aqueles moradores e condomínios que estão preocupados em fazer a coleta seletiva e também de alertar aqueles que ainda não estão olhando para isso. Aqueles que receberam três cartões vermelhos poderão ser notificados pelo DF Legal e até receber multa, conforme prevê a legislação. Mas nossa intenção é educar”, explica a assessora de mobilização do SLU, Adelaide Cristina.
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