Transportadores de Resíduos de Construção Civil e Volumosos devem seguir as orientações, sob pena de terem acesso bloqueado
ASCOM SLU
O Serviço de Limpeza Urbana vai reforçar a orientação aos transportadores de Resíduos de Construção Civil e Volumosos do Distrito Federal para que procedam à sinalização correta nos equipamentos e veículos utilizados para coleta e transporte, e que emitam a documentação exigida para esse tipo de operação. De acordo com a recomendação do Comitê Gestor do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Volumosos do Distrito Federal (CORC/DF) para o SLU, os veículos que não possuírem sinalização adequada deverão ter acesso bloqueado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
Nesse sentido, a Diretoria de Administração e Finanças do SLU está realizando um levantamento dos autorizatários cadastrados e comunicando a todos, por meio de correspondência eletrônica, da obrigação da regularização do cadastro e da atualização de toda a documentação exigida.
Os transportadores desse tipo de material devem apresentar as informações no Cadastro Único de Transportadores de Resíduos da Construção Civil – RCC. Neste documento, o transportador declara que tem conhecimento sobre a legislação ambiental aplicável à atividade. Cadastrado, o transportador deverá emitir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) para cada carga, e portar o documento físico ou digital durante o transporte.
Sobre a sinalização, a legislação estabelece o tipo de fonte, tamanho e dimensões do código de identificação que devem ser utilizados pelos veículos de coleta e transporte e pelo equipamento removível (caçamba).
O sistema de cadastro, as informações básicas e o modelo de adesivo para ser utilizado por veículos e caçambas estão disponíveis no site do SLU, no link: http://www.slu.df.gov.br/residuos-da-construcao-civil/. Aqueles que precisarem de novas informações e esclarecimentos, podem ligar para o telefone 3306-5074.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153