Atividade tem como objetivo engajar comunidade na coleta seletiva
Vitor Pantoja/ASCOM SLU
Na última quarta-feira (18), prefeitos e lideranças comunitárias da Asa Norte visitaram as Instalações de Recuperação de Resíduos (IRR’s) do SCIA. As unidades, administradas pelo SLU, recebem cooperativas de catadores de materiais recicláveis que fazem a triagem manual, a prensagem, o enfardamento e a comercialização dos resíduos da coleta seletiva. A atividade contou com participação das equipes técnicas e de mobilização do SLU.
Os visitantes conheceram toda a estrutura das IRR’s e testemunharam a realidade atual da coleta seletiva do DF. Janílson Santana, presidente da Cooperativa Cortrap, apresentou os tipos de recicláveis, esclareceu dúvidas e conversou com os participantes. “Quando a separação do lixo não é feita, isso afeta nossa renda e nossos materiais de trabalho. O lixo misturado estraga as esteiras de triagem. É importante que todos façam um trabalho melhor na coleta seletiva. Nós precisamos de vocês e vocês de nós”, orientou.
A secretária da cooperativa Construir, Polliana Feitosa, destacou a importância do descarte correto de materiais cortantes ou perfurantes. “Se forem descartados misturados ao lixo convencional, perdem valor comercial e podem nos machucar. O vidro, por exemplo, tem que ser enrolado em papel jornal e identificado. Fazer a coleta seletiva não é só ajudar os catadores. É ajudar as futuras gerações”, disse.
No final da atividade, foi realizada uma roda de conversa entre participantes e equipes do SLU. O objetivo foi refletir sobre a qualidade da coleta seletiva e sugerir estratégias e ações para mobilizar a sociedade. “Nessa visita fomos chamados a rever nossas ações como cidadãos. Vimos que a coleta seletiva interfere em uma questão maior: o meio ambiente. A partir dela é que vamos saber o mundo que deixaremos aos nossos filhos e netos”, frisou Geraldo da Silva, prefeito da 208 norte.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153