Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/15 às 16h35 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU e Sebrae juntos no Vem Saber

Capacitação aborda relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho

(Brasília, 25/6/2015) – O relacionamento entre funcionários e o papel de um bom líder foram temas abordados na 11ª Edição do Programa de Capacitação “Vem Saber”, promovido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O programa foi realizado na quarta-feira (24), com a presença do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), André Luiz Climaco, que ministrou a palestra “Liderança e Relacionamento Interpessoal – O Caminho do Crescer.

André Luiz falou sobre a importância dos líderes em exercitarem o diálogo com sua equipe, abrindo espaço para que os colaboradores apresentem ideias, avaliar opiniões divergentes e se impor ao tomar as decisões. “Liderança é exercida por meio da equalização. Nem todo chefe é líder. Se ele não exerce a liderança equilibrada entre a forma autocrática e democrática, ele corre o risco do caos se instaurar”, observou.

O palestrante destacou ainda os pontos mais importantes para o convívio entre colegas de trabalho.  De acordo com ele, é necessário ter autoestima, manter o estímulo para continuar a fazer o trabalho, tentar ser cordial ao observar a limitação dos colegas, aprender a ouvir a opinião dos outros, colaborar da melhor maneira que você puder e, principalmente, saber conversar com si mesmo para descobrir como superar as suas dificuldades. “Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Temos que lembrar que o ‘eu e o outro’ somos importantes, não apenas o ‘eu’”, completou.

A servidora Eleusa Ataídes, que atua na Gerência de Gestão Ambiental do SLU, afirma que o tema é pertinente, pois já presenciou a falta de comunicação entre colegas de trabalho e entre colaboradores com a chefia. Eleusa acredita que os participantes da capacitação provavelmente ganharam um novo ponto de vista em relação ao assunto, assim como ela. “Muitas vezes olhamos para algum colega e temos uma impressão errada daquela pessoa. Precisamos pensar que ela está conosco para agregar conhecimento à equipe e colaborar no desenvolvimento do trabalho”, concluiu.

Parceria

SLU e Sebrae firmaram parceria para apoio mútuo na realização de eventos e na elaboração de projetos. A autarquia ajuda nas ações de apoio às cooperativas que o Sebrae realiza, oferecendo serviços e palestras. Em contrapartida, o órgão disponibiliza consultores credenciados e especializados na área de gestão de resíduos, para auxiliar projetos como o “Vem Saber”. As próximas capacitações abordarão os seguintes temas: “Licitações sustentáveis”, “Mapeamento e melhoria de processo”, “Cooperativismo” e “Projeto de usina ou indústria de reciclagem”.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153