Governo do Distrito Federal
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30/03/16 às 18h57 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Vem Saber mostra o trabalho da Ouvidoria e apresenta a Carta de Serviços do SLU

Capacitação aborda a importância da Ouvidoria e explica o que é a Carta de Serviços

Os servidores e colaboradores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participaram, na última quarta-feira (18), do programa Vem Saber. A capacitação foi realizada na sede da autarquia e abordou o tema “A importância da Ouvidoria e a apresentação da Carta de Serviços do SLU”.

O chefe da Ouvidoria do SLU, Bruno Marques, explicou o objetivo e os serviços do setor, assim como os prazos, custos e pré-requisitos de execução dos serviços. Regida pela Lei Distrital nº 4.896/2012 e regulamentada pelo Decreto nº 36.462/2015, a Ouvidoria tem como objetivo receber as manifestações internas e externas e encaminhá-las aos setores responsáveis para esclarecimento ou soluções, em um prazo legal de 20 dias.

Bruno comentou ainda os avanços realizados internamente, como a política de segurança, que proíbe a navegação em sites impróprios. Essa medida apresenta resultados positivos para o órgão. “Bloqueando sites que não eram usados para fins administrativos, percebemos uma melhora de 60% em nossa rede,” comenta. Bruno também falou sobre o plano de ação, onde mostra o que a Ouvidoria se compromete a executar ao longo do ano, além dos relatórios e cronograma do SLU.

Durante a capacitação, foi apresentada a Carta de Serviços do SLU, um documento em que o cidadão pode conhecer os serviços e produtos oferecidos pela autarquia, como utilizá-los e as formas de acesso. Com a intenção de torná-lo um guia de informação e um compromisso com a execução. A implantação da Carta de Serviços ao Cidadão, pelo SLU, implica em processo de transformação institucional, lembrando que entidades devem atuar em acordo com o interesse da sociedade. “O objetivo é facilitar e ampliar o acesso às informações, sobre os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de estimular a participação no monitoramento, aumentar o controle social e promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado” explica.

A Carta de Serviços define prazo, responsáveis pelos custos, pré-requisitos, contatos para o acionamento do serviço. Em caso de denuncia pelo cidadão a Ouvidoria estará disponível para reclamação, apuração e resolução do fato.

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