Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/20 às 10h08 - Atualizado em 27/11/20 às 15h58

Treinamento das cooperativas no Complexo de Reciclagem

Espaço será inaugurado no início de dezembro, com investimento de R$ 53 milhões do GDF

Vitor Pantoja, ASCOM SLU

 

O serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizaram treinamento com as cooperativas de materiais recicláveis da Centcoop no novo Complexo de Reciclagem do DF. O objetivo da ação foi alinhar informações e preparar os catadores para operar o espaço composto por duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTR) e uma Central de Comercialização (CC).

 

Desde o final de semana, as cooperativas estão em processo de mudança de equipamentos e pessoal para a nova área e a operação deve ser iniciada nos próximos dias. A assessora especial do SLU, Andrea Portugal, uma das responsáveis pelo treinamento dos catadores, destaca que esse primeiro contato com o Complexo de Reciclagem é importante para o entendimento da dinâmica do local.

 

“É um espaço muito importante, uma conquista dos catadores. Então o treinamento é fundamental para alinharmos informações e responsabilidades previstas nos contratos. É também um momento em que os catadores participam, questionam e opinam sobre esses assuntos antes que o trabalho comece”, explica.

 

Complexo de Reciclagem do DF

 

O Complexo de Reciclagem do DF, cuja inauguração está marcada para a próxima terça-feira, 1 de dezembro, fica em uma área de 80 mil m² na cidade Estrutural. Com investimento de R$ 53 milhões, o espaço vai gerar mais de 750 postos de trabalho para catadores de materiais recicláveis.

 

Os trabalhadores serão distribuídos entre duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTR) e uma Central de Comercialização (CC). A obra é fruto de um trabalho integrado entre alguns órgãos públicos como Sema, Novacap e SLU. O SLU, junto às cooperativas e associações de catadores e à Sema, fará a gestão e operação do complexo.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153