Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/15 às 16h47 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Torre de TV é escolhida para o terceiro flash mob do SLU

Ação visa conscientizar a comunidade para atitudes ambientalmente corretas

O cenário escolhido para o terceiro flash mob   aglomeração instantânea de pessoas em um lugar para promover ação inusitada e previamente combinada — foi a Feira da Torre de TV, no último sábado (29). O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) coordenou a ação que também ocorreu na Rodoviária do Plano Piloto e Pátio Brasil Shopping, durante a semana. O movimento teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a população para atitudes proativas relacionadas ao descarte correto de resíduos.

O evento consistiu em deixar uma garrafa plástica no chão, próximo a uma lixeira. A cena estava montada na praça de alimentação da feira da Torre de TV e envolveu cerca de 50 voluntários. A primeira pessoa que passasse e jogasse o material no lixo era aplaudida por esse grupo, identificado com viseira na cor laranja e que corria em direção do benfeitor.

O servidor público Enilson Ferreira Bastos, 52 anos, foi o cidadão parabenizado pela atitude correta. “Para mim, esse é um ato normal, acho que todos deveriam agir dessa forma. Guardo papel de balinha no bolso, para depois descartar na lixeira”, contou. Morador da Asa Sul, Enilson também elogiou o flash mob. “Se você cuida do espaço público, você está cuidando para a coletividade”, acrescentou.  

Inspetora fiscal da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Tereza Lúcia Teixeira, participou da iniciativa como voluntária. “Eu e minhas colegas estamos aqui para representar nosso órgão, que também desenvolve um trabalho educativo em prol do meio ambiente”, disse. Segundo Tereza, esse tipo de ação é válida por conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada indivíduo na geração dos resíduos. “Muitas pessoas acham que a obrigação de recolher o lixo jogado no chão é do SLU. Pelo contrário, o descarte correto deve ser feito por todos”, defendeu.

Servidora do SLU, Luzia Simões, também atuou como voluntária no flash mob. “Apoio esse tipo de evento para termos uma cidade limpa, mais sustentável”, afirmou. De acordo com ela, iniciativas como essa devem continuar. “Seria interessante promover ações de educação ambiental em outros locais como, por exemplo, no Parque da Cidade”, sugeriu.

De acordo com o diretor Adjunto do SLU, Silvano Silvério, o flash mob apresenta ao cidadão a importância de ter uma atitude proativa para ajudar a manter a cidade limpa. “É uma iniciativa que tenta sensibilizar o indivíduo a exercer uma prática mais sustentável e consciente, além de mostrar que a atitude, de fato, realmente importa”, explicou.  

Para o diretor, as pessoas tendem a agir de modo contrário à prática correta e, geralmente, colocam os resíduos fora do horário da coleta, descartam lixo no chão. “Às vezes, sem perceber, elas comentem um ato não sustentável. Durante o flash mob, percebi que várias passaram próximo à garrafa plástica, outras chutaram e apenas uma teve a atitude de olhar para baixo, pegar o resíduo e colocar na lixeira. Esse cidadão tem incorporado em seus hábitos a sensibilidade para a prática correta”, concluiu Silvano.

A ação teve apoio e participação de diversos órgãos, secretarias, instituições e organizações não governamentais, como a Agência de Fiscalização do DF, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, a Universidade de Brasília e o Movimento Nossa Brasília.

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153