Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/20 às 12h04 - Atualizado em 21/02/20 às 12h07

SLU reforça equipes de limpeza para o carnaval

Na zona central do DF, onde ocorre a maioria dos blocos, serão mais de cem garis atuando durante o dia

Ascom SLU

 

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A limpeza urbana estará garantida todos os dias da folia no DF. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai reforçar as equipes de garis, especialmente na área central, onde se concentram os desfiles dos blocos – oficialmente, existem 157 blocos credenciados junto ao GDF. Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), serão 80 garis atuando no período noturno. Nos demais dias de folia, o número será ainda maior, chegando a 170 garis nas ruas no sábado de carnaval, dia de maior movimentação.

 

Os garis vão trabalhar se revezando em três turnos, pela manhã, tarde e à noite. Em todos os pontos do DF, equipes estarão de plantão para eventuais ocorrências. O trabalho das equipes já ocorre há pelo menos duas semanas, durante o pré-carnaval. Ao todo, foram recolhidas 13,65 toneladas de resíduos gerados no primeiro final de semana de pré-carnaval na cidade. Em 2019, foram recolhidos 37 toneladas de lixo deixado por foliões durante o carnaval.

 

Durante a operação de carnaval, o SLU atenderá aos serviços de limpeza urbana própria para o evento com varrição, coleta e transporte de resíduos e destinação final após a realização dos blocos. Para tanto, conta – além dos profissionais de limpeza, fiscalização e coordenação – com material extra e logística especial, como mais espetos de catação, vassouras, carrinhos, sacos, e mobilização de caminhões de apoio e ônibus de transporte para os profissionais.

 

Como forma de incentivar os blocos de carnaval a promoverem uma festa mais limpa, a coordenação de mobilização do SLU está doando sacos de lixo para os promotores dos eventos de rua. Em Brasília, muitos blocos já adotam medidas mais sustentáveis, como a separação dos resíduos recicláveis e orgânicos.

 

Apesar do reforço entre os garis envolvidos na limpeza para o carnaval, os serviços rotineiros, como coleta domiciliar, varrição, capina, não serão afetados pela festa. Durante o período carnavalesco, as atividades do aterro sanitário e os serviços de limpeza urbana (varrição, catação e coleta convencional) ocorrem normalmente, dentro do calendário normal de atividades. As unidades do Papa Entulho também estarão recebendo materiais normalmente, com exceção do domingo (23 de fevereiro) e terça-feira, dia 25.

 

E, claro, nenhum esforço de limpeza é suficiente sem a conscientização da população e dos foliões. Não jogar o lixo no chão e tentar fazer a separação de lixo orgânico e reciclável durante a folia é um exercício de cidadania e respeito ao próximo, que tem tudo a ver com os bons sentimentos e alegria do carnaval.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153