Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/16 às 14h12 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU realiza treinamento com voluntários selecionados para coleta seletiva nas Olimpíadas

A equipe é composta por 20 pessoas e atuarão no Estádio Nacional de Brasília de 4 a 13 de agosto

O treinamento dos voluntários que atuarão na coleta seletiva no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi realizado na sede do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), na última semana. A Assessoria de Gestão Ambiental (Asgam) conduziu a capacitação que apresentou dados e curiosidades sobre os resíduos recicláveis.

Durante o encontro, foram passadas informações sobre o que se pode fazer nos dias dos jogos, e quais serão as cores usadas nas lixeiras, além de outras orientações. O treinamento foi realizado em forma de um bate-papo com os participantes.

Os voluntários irão atuar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha de 4 a 13 de agosto. Eles serão responsáveis pela orientação dos torcedores sobre a coleta seletiva, estarão próximos aos pontos de venda de alimentos e bebidas, para conscientizar o público sobre a maneira correta de separar os resíduos.

O professor SeitiTakahama é um dos voluntários.Ele considera esse trabalho imprescindível para a mudança de comportamento e uma forma de exercer o papel de cidadão. “Muitas pessoas pensam que a limpeza cabe apenas ao Estado, mas precisamos transformar essa mentalidade, e mostrar que o papel individual pode fazer a diferença. Quando você orienta, a compressão fica mais fácil de ser entendida”, explica o professor.

O material coletado será destinado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, gerando renda para essas pessoas, o que torna o papel dos voluntários importante neste evento.Todos irão trabalhar durante seis horas diárias nos dias dos jogos, com direito a certificados.

Felipe Medeiros compõe a equipe da Asgam/SLU e acredita que o trabalho dos voluntários trará benefícios ao meio ambiente e aos catadores. “O papel do voluntario será muito importante, pois graças a eles os resíduos poderão chegar de maneira limpa e adequada, para que os catadores tenham um retorno maior com esses materiais,” afirma.

A coleta seletiva no interior do estádio ficará sob a responsabilidade da Central das Cooperativas do DF (Centcoop) e no exterior, o recolhimento será feito pelo SLU. A autarquia também realizará a coleta convencional dentro e fora do Mané Garrincha.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153