Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/19 às 17h30 - Atualizado em 19/12/19 às 9h15

SLU realiza segunda etapa da Formação de Multiplicadores da Coleta Seletiva na Asa Norte

Atividade busca identificar desafios e propor soluções para a gestão local de resíduos

Vitor Pantoja/ASCOM SLU

 

Na última segunda feira (16) à noite, foi realizada a segunda etapa da Formação de Multiplicadores da Coleta Seletiva na Asa Norte. A ação, promovida pelo SLU por meio do projeto Coleta Seletiva Consciente, aconteceu na Escola Classe 106 Norte e contou com presença de prefeitos e síndicos de quadras, lideranças comunitárias e moradores.

 

O foco do encontro foi identificar problemas na gestão de resíduos da região e propor soluções para eles. Para isso, foi utilizada a metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). A partir de um Mapa Falado, os participantes demarcaram a planta da Asa Norte com fita crepe no chão da escola e relataram as experiências e os desafios de cada quadra, que foram registrados em papel e colocados no mapa. Ricardo Macedo, prefeito da 713 norte, destacou a importância da integração da comunidade. “Precisamos tentar aprender e sensibilizar a comunidade para a mudança de comportamento com relação à coleta seletiva. É muito importante trocar e internalizar informações. No primeiro momento, nossa grande ansiedade é trabalhar a questão da cultura e da educação”, disse.

 

Após a primeira parte, foram formadas rodas de conversa para elaborar ideias e soluções para os problemas apresentados no Mapa Falado. No bate-papo, muitos participantes ressaltaram a importância da educação e sensibilização da sociedade para a prática da coleta seletiva. “Os problemas são mais fáceis de identificar, mas as soluções me estimulam muito e dão esperança. As pessoas precisam se unir de verdade e tentar soluções para todos, não apenas para seus próprios desafios. Acho encontros como esses muito importantes e fico feliz de ver a comunidade participando e compartilhando conhecimentos e ideias”, afirmou Jeann da Cunha, prefeito da 105 norte.

 

Ao final do evento foram definidas as próximas atividades do grupo: visitas às Instalações de Recuperação de Resíduos (IRR’s) do SCIA.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153