Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/20 às 15h25 - Atualizado em 5/02/20 às 10h31

SLU realiza primeira reunião do Conlurb de 2020

 

A primeira reunião do Conselho de Limpeza Urbana (Conlurb) de 2020 foi realizada na manhã desta terça-feira (04), no auditório da sede do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). Na pauta do encontro, temas como a ampliação da coleta seletiva no DF, o tratamento do chorume no aterro sanitário de Samambaia e o balanço de atendimentos da ouvidoria do SLU em 2019.

 

O diretor-adjunto, Gustavo Souto, fez a abertura da reunião agradecendo a presença dos participantes e tratando de um tema recente que ganhou repercussão na imprensa: o tratamento do chorume no aterro sanitário de Brasília. O diretor esclareceu que não houve vazamento do líquido para o rio Melchior e que o SLU tomou todas as medidas necessárias para evitar o transbordamento das lagoas instaladas no local.

 

Gustavo esclareceu que o excesso de chuvas aumentou o volume do chorume armazenado, mas que novas lagoas foram construídas para receber esse excedente. Além disso, existe no aterro sanitário uma estação de tratamento de chorume, com capacidade para tratamento do líquido que é produzido diariamente a partir do lixo em decomposição. A ideia é ampliar a capacidade desse tratamento, a partir de um novo contrato que está em licitação, para que todo chorume armazenado seja devidamente tratado.

 

“Nunca ninguém se preocupou em tratar o chorume no DF. Da década de 90 para cá, desde que foi consolidado o antigo lixão da Estrutural, passaram 15 governos e essa nunca tinha sido uma preocupação. É a primeira vez na história do Distrito Federal que temos uma empresa tratando o chorume”, declarou o diretor.

 

Todos os conselheiros presentes puderam tirar dúvidas sobre a questão e também dar opiniões sobre o serviço de coleta e tratamento de resíduos sólidos no DF. A catadora Maria Neide, da cooperativa de materiais recicláveis Rede Alternativa, falou sobre a dificuldade no processo de conscientização das pessoas para a importância de separar os resíduos em casa. “Tem um condomínio que há mais de três anos nós passamos regularmente conversando com as pessoas, pedindo para que elas façam a separação. E até hoje não conseguimos mudar a realidade”, desabafou.

 

O chefe da Assessoria de Comunicação e Mobilização do SLU, Márcio Godinho, falou sobre o trabalho de conscientização realizado pelo órgão no DF, com equipe de mobilizadores nas ruas, carros de som, imprensa e divulgação de material informativo, mas reconheceu o desafio de conseguir despertar a conscientização dos moradores para o problema.

 

Ao final do encontro, o ouvidor do SLU, Bruno Marques, falou sobre os índices de atendimento da ouvidoria no ano de 2019. De acordo com ele, foram 5.501 manifestações recebidas no ano passado, entre elogios, sugestões e solicitações. A ouvidoria recebeu pelo terceiro ano consecutivo o prêmio de transparência ativa oferecida pela Controladoria-Geral do DF.

 

Conlurb

Um novo encontro do Conlurb está marcado para abril deste ano. Entre fevereiro e março será realizada a escolha dos conselheiros para o novo mandato. O conselho é um órgão colegiado, de natureza consultiva, constituído por 44 conselheiros, entre titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do governo de Brasília. O Conlurb tem por finalidade zelar pela correta aplicação das normas legais e regulamentares relacionadas à Política Distrital de Resíduos Sólidos do Distrito Federal.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153