Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 12h43 - Atualizado em 23/09/19 às 16h24

SLU realiza gravimetria dos resíduos com apoio internacional

LUANA LEMES/ASCOM SLU

 

O SLU deu início a gravimetria dos resíduos da coleta convencional na Instalação de Recuperação de Resíduos (IRR), no P Sul. Com o apoio de voluntários, a análise acontece nesta sexta e sábado, 20 e 21 de setembro, de 8h às 17h.

 

A gravimetria é um diagnóstico dos resíduos de uma determinada região, através de amostras, com o objetivo de fazer uma análise da composição dos resíduos que são descartados para aprimorar instrumentos de gestão pública.

 

“Vamos usar o nosso resultado como referência, mas o mais importante é a metodologia de como chegamos até ele”, disse a assessora especial do SLU, Andrea Portugal.

 

A metodologia aplicada foi apresentada aos voluntários pela especialista em engenharia ambiental da Waste Expert – IVL, na Suécia, Tova Andersson. O Brasil, através de um Acordo de Cooperação Técnica com a Suécia, trouxe a experiência sueca para o DF com o apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA), que representa o programa de desperdício de alimentos no Brasil.

 

A gravimetria será realizada de uma amostra com nove toneladas de resíduos que será fracionada para triar e classificar embalagens, papéis para reciclagem, embalagem de vidro, resíduos de jardim, resíduos perigosos, lixo eletrônico, madeira, têxtil, fraldas, absorventes, outros vidros, outros metais e outros inorgânicos, que são descartados no lixo convencional.

 

Além desses também serão triados os resíduos evitáveis como carne, peixe, pão, massas, batatas, ou seja, todo alimento que está ali porque foi descartado como resto. E também os inevitáveis que são cascas e ossos que realmente não servem para o consumo. Dessa forma os estudos poderão revelar os alimentos com mais desperdício no DF.

 

Trinta e quatro voluntários foram capacitados e estão trabalhando em grupos que atuarão em dois turnos, nos dois dias de ação. Todos estão devidamente protegidos com Equipamentos de Proteção Individual contendo um macacão para proteção, luvas, óculos e máscara.

 

O resultado da gravimetria deverá sair até a próxima sexta-feira.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153