Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/16 às 20h19 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU promove encontro com moradores de Samambaia

Objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o Aterro Sanitário de Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em parceria com a Administração Regional de Samambaia, realizou no último dia 25, a reunião “Esclarecendo o Aterro”. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas da população sobre a instalação e operação do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), além dos impactos.

Os moradores tiveram a oportunidade de visitar as obras do ASB, acompanhados por técnicos do SLU. Durante o encontro, foram destacadas as principais diferenças entre um aterro sanitário e um lixão.

Após a visita, os participantes se reuniram na Escola Classe 801 de Samambaia. O diretor Técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis, apresentou as características do ASB, o motivo da região ter sido escolhida para a instalação do aterro, entre outras questões.

Outro aspecto abordado foi o tratamento do chorume – líquido produzido pela decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos – que será bombeado para estação de tratamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). De acordo com o diretor Técnico, o aterramento diário dos rejeitos irá reduzir a propagação de odores na região. Paulo Celso dos Reis informou ainda que segundo a legislação, é proibida a entrada e permanência de catadores no local.  

Participação popular

O administrador Regional de Samambaia, Paulo Silva, conduziu a reunião com os moradores, além de abrir espaço para perguntas e sugestões. Em seguida, direcionou as demandas para os representantes dos órgãos públicos.

Os moradores aproveitaram a presença dos representantes das instituições governamentais como Secretaria de Mobilidade, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público (Sinesp), Caesb e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para propor avanços sobre os serviços públicos em Samambaia.

Segundo o diretor-adjunto do SLU, Silvano Silvério, a instalação do ASB prevê uma compensação ambiental, garantindo que um percentual dos recursos investidos seja disponibilizado para melhorias na região. Silvano comunicou que as obras da Escola Classe Guariroba, situada ao lado ASB e que precisou ser realocada, estão avançadas. A estrutura erguida para receber os alunos é maior, em comparação com a anterior.

A representante do consórcio GAE/CONSTRUBAN/DBO, responsável pelo ASB, se colocou à disposição para esclarecimentos e sugeriu a formação de uma comissão para visitar o Aterro Sanitário de Anapólis.


 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153