Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/20 às 10h06 - Atualizado em 26/10/20 às 12h16

SLU participa de curso sobre sustentabilidade nas escolas no DF

Gestão de resíduos sólidos foi o principal tema da primeira aula 

VITOR PANTOJA, ASCOM SLU

 

O SLU começou sua participação no curso “Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do DF”. A coordenadora de mobilização social, Luana Sena, e a servidora da Adasa Núbia Freitas ministraram a primeira de duas aulas online no módulo “Educação e Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos”. Para a construção das aulas, elas tiveram o apoio da estagiária da ASCOM Beatriz Machado. O curso, uma parceria entre SLU, Adasa, Caesb e Secretaria de Educação, é destinado aos professores de educação básica e busca difundir o debate da sustentabilidade nas escolas, além de apresentar melhores práticas para a sua construção.

 

A primeira aula abordou, principalmente, a gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal. Foram apresentados números gerais sobre geração de resíduos e coleta seletiva, além de instalações do SLU, como Unidade de Recebimento de Entulho (URE), Usina de Tratamento Mecânico-Biológico do P-Sul, Papa Lixos, Papa Entulhos e Papa Recicláveis. Conceitos de lixo e orientações sobre a separação correta foram tópicos também tratados durante a aula.

 

Para a coordenadora de mobilização social, Luana Sena, foi uma ótima oportunidade de difundir conhecimentos e estimular o debate sobre a gestão de resíduos sólidos. “Falar sobre resíduos sólidos para um público qualificado de professores é muito importante, pois eles passarão para frente esse conhecimento na sensibilização dos alunos. Ter o apoio de professores, alunos, pais, enfim, de toda a comunidade escolar, é fundamental”, explica.

 

Os participantes também puderam apresentar impressões e tirar dúvidas sobre a gestão de resíduos sólidos. A professora Kátia Marcelino disse que faz a coleta seletiva e quer divulgar o hábito de separar o lixo. “Vim para o curso para poder aprender mais sobre esses assuntos. Nenhum lugar é melhor do que a escola para fazer essa educação ambiental. Fico muito feliz em poder participar, especialmente agora que a coleta seletiva está sendo retomada”, destacou. A segunda e última aula do módulo “Educação e Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos” acontecerá na próxima segunda-feira (26).

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153