Vitor Pantoja/ASCOM SLU
Na noite da última segunda-feira (9), o SLU promoveu a primeira etapa da Oficina de Formação de Multiplicadores da Coleta Seletiva na Asa Norte. A iniciativa, que faz parte do projeto Coleta Seletiva Consciente, foi realizada na Escola Classe 106 Norte e contou com a presença de prefeitos e síndicos das quadras, lideranças comunitárias e moradores da região. O objetivo do encontro foi introduzir conceitos importantes sobre a separação adequada de resíduos.
A equipe de mobilização social do SLU transmitiu conhecimentos sobre o conceito de resíduo, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), a coleta seletiva, as legislações sobre o tema, as atribuições do SLU, entre outros assuntos. Durante a apresentação, houve constantes oportunidades de manifestação dos presentes, o que contribuiu para a construção de conversas proveitosas. Para Leonardo Alô, síndico do bloco “E” da 407 Norte, foi possível esclarecer dúvidas importantes da população. “É interessante rever essas questões de separar o lixo, as categorias de lixo, como isso é reciclado e quais as leis que embasam todas essas diretrizes. O evento foi bastante enriquecedor nesse sentido”, ressaltou.
A expressiva adesão da comunidade foi um dos pontos positivos destacados pelos participantes. Sérgio Bueno, presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN), destacou a importância do engajamento dos moradores no processo de conscientização ambiental. “O encontro foi um sucesso em termos de adesão e presença. Isso demonstra o interesse dos moradores da Asa Norte em construir de forma participativa uma boa gestão de resíduos sólidos. A partir disso, poderemos contribuir para o sucesso do trabalho organizado e feito pelo SLU”, afirmou.
A próxima etapa do processo de Formação de Multiplicadores acontecerá na noite da próxima segunda-feira (16) no mesmo local. Na ocasião, os participantes vão discutir sobre os desafios da coleta seletiva na Asa Norte e propor ações de estímulo à prática. “Para haver mudanças de hábitos, é preciso que elas sejam internalizadas. Ter pessoas da comunidade como multiplicadores da coleta seletiva é uma iniciativa importantíssima porque a gente espera que os multiplicadores cheguem até a casa de cada morador para alavancar o processo de conscientização”, disse Valdete Fagundes, prefeita da 415 Norte.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153