Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/19 às 10h14 - Atualizado em 16/12/19 às 14h37

SLU inicia Formação de Multiplicadores da Coleta Seletiva na Asa Norte

Vitor Pantoja/ASCOM SLU

 

Na noite da última segunda-feira (9), o SLU promoveu a primeira etapa da Oficina de Formação de Multiplicadores da Coleta Seletiva na Asa Norte. A iniciativa, que faz parte do projeto Coleta Seletiva Consciente, foi realizada na Escola Classe 106 Norte e contou com a presença de prefeitos e síndicos das quadras, lideranças comunitárias e moradores da região. O objetivo do encontro foi introduzir conceitos importantes sobre a separação adequada de resíduos.

 

A equipe de mobilização social do SLU transmitiu conhecimentos sobre o conceito de resíduo, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), a coleta seletiva, as legislações sobre o tema, as atribuições do SLU, entre outros assuntos. Durante a apresentação, houve constantes oportunidades de manifestação dos presentes, o que contribuiu para a construção de conversas proveitosas. Para Leonardo Alô, síndico do bloco “E” da 407 Norte, foi possível esclarecer dúvidas importantes da população. “É interessante rever essas questões de separar o lixo, as categorias de lixo, como isso é reciclado e quais as leis que embasam todas essas diretrizes. O evento foi bastante enriquecedor nesse sentido”, ressaltou.

 

A expressiva adesão da comunidade foi um dos pontos positivos destacados pelos participantes. Sérgio Bueno, presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN), destacou a importância do engajamento dos moradores no processo de conscientização ambiental. “O encontro foi um sucesso em termos de adesão e presença. Isso demonstra o interesse dos moradores da Asa Norte em construir de forma participativa uma boa gestão de resíduos sólidos. A partir disso, poderemos contribuir para o sucesso do trabalho organizado e feito pelo SLU”, afirmou.

 

A próxima etapa do processo de Formação de Multiplicadores acontecerá na noite da próxima segunda-feira (16) no mesmo local. Na ocasião, os participantes vão discutir sobre os desafios da coleta seletiva na Asa Norte e propor ações de estímulo à prática. “Para haver mudanças de hábitos, é preciso que elas sejam internalizadas. Ter pessoas da comunidade como multiplicadores da coleta seletiva é uma iniciativa importantíssima porque a gente espera que os multiplicadores cheguem até a casa de cada morador para alavancar o processo de conscientização”, disse Valdete Fagundes, prefeita da 415 Norte.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153