Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/16 às 11h17 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU faz limpeza reforçada na Esplanada dos Ministérios

Quase cem garis atuaram no serviço neste sábado. Equipe também pintou meios-fios. Na segunda-feira (1º), local receberá força-tarefa de combate ao Aedes aegypti

Noventa e oito garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retiraram, neste sábado (30), 2,5 toneladas de resíduos da Esplanada dos Ministérios. Uma equipe também pintou meios-fios. “Esse número parece alto demais, mas é porque os trabalhadores recolhem também capim e terra que ficam em cima dos meios-fios”, explica o gerente de Limpeza da Área Oeste do DF, Daniel Rocha.

A coleta convencional na região é feita de segunda a sábado por 22 garis, enquanto a seletiva ocorre três vezes por semana. Os estacionamentos e arredores dos anexos dos ministérios recebem o serviço de varrição e coleta de lixo aos fins de semana e feriados. “O trabalho é feito normalmente todos os dias, mas, às vezes, como hoje, ocorre uma ação extraordinária, inclusive com pintura de meios-fios. Aproveitamos o fluxo menor de carros e pedestres”, afirma o gerente da autarquia.

Ainda segundo Rocha, é comum, durante a época de chuvas, encontrar água em raízes de árvores e em folhas, o que é retirado com periodicidade durante a limpeza convencional. O trabalho diário, segundo ele, é suficiente para evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, das febres chikungunya e amarela e do zika vírus.

O SLU informa que as estruturas que fazem parte do complexo arquitetônico da Esplanada são de responsabilidade das equipes de limpeza dos prédios.

Força-tarefa
Na segunda-feira (), servidores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil  órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social  estarão na Esplanada dos Ministérios, onde haverá ações de combate ao mosquito Aedes aegyptie de conscientização, com distribuição de panfletos para servidores, turistas e população em geral. O mutirão seguirá até o Palácio do Planalto.

Nessa sexta (29), agentes de vigilância ambiental da Saúde percorreram a região, onde foram encontrados dois focos do mosquito  um no Ministério do Turismo e outro entre os Ministérios da Integração Nacional e da Saúde.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153