Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/16 às 15h27 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU e Secretaria do Esporte celebram Dia do Gari com corrida de rua

Categorias gari e público geral somaram 950 inscritos

A segunda edição da Corrida de Rua “O Gari mais Veloz de Brasília” foi realizada neste domingo (15), em comemoração ao Dia do Gari, celebrado em 16 de maio. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer promoveram o evento no Eixão, altura da 103/203 Norte. A iniciativa contou com a participação de 950 inscritos.

O atleta que descartasse resíduos fora das lixeiras antes e durante o evento seria desclassificado. Em todo o percurso de 5 km, apenas três corredores descumpriram essa regra.

A diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, afirmou que os garis mostraram um excelente desempenho. “Eles correram bastante e provaram que são velozes. Uma corrida como essa, nos incentiva a transformá-la em um evento oficial no DF, com o objetivo de valorizar ainda mais essa categoria”, disse.

O chefe da Assessoria Especial da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Humberto Morais, representou a secretária Leila Barros. “É uma satisfação participarmos dessa grande festa em homenagem ao Dia do Gari. Vemos com bons olhos essa parceria e espero que outras edições sejam realizadas”, declarou.

Destaques
A iniciativa contou com o grupo teatral do SLU, Arte Seletiva, que apresentou a peça “A Riqueza do Lixo”. Além disso, houve sorteio de brindes aos garis, arrecadação de tênis de corrida em bom estado de conservação para doação ao Instituto Joaquim Cruz (IJC), entidade sem fins lucrativos de direito privado. Os alimentos não perecíveis recebidos durante o evento serão encaminhamos para uma creche na Estrutural. Também merece destaque, a exposição de objetos que compõem o Museu da Limpeza Urbana.

Vencedores
Pela segunda vez consecutiva, o coletor Wenderson Santos da Silva conquistou o primeiro lugar com um tempo de 16 minutos e 56 segundos. “Esse ano foi mais competitivo do que em 2015. Meus treinos foram feitos durante a coleta. Mostrei para quem não acreditava em mim, que posso vencer mais uma vez”, relatou.

A varredora Valdirene Monteiro da Silva, campeã em 2015, também alcançou o ponto mais alto do pódio, completando a corrida em 24 minutos e 8 segundos. “Esse resultado se deve ao meu preparo físico. Corro e vou à academia todos os dias”, contou. Valdirene contou que se sente prestigiada com a realização desse evento. “Para muitas pessoas, o gari não tem valor. Como trabalhamos com o lixo, o preconceito com a nossa profissão ainda existe”, desabafou.

Na categoria público geral, o primeiro lugar feminino foi para a atleta Ana Carolina de Almeida Oliveira, com o tempo de 21 minutos e 53 segundos e para o masculino, o atleta Rener da Silva Lopes fez em 15 minutos e 42 segundos. Ambos fazem parte do IJC.

Os resultados de classificação poderão ser acessados no site http://www.hpcronometragem.com.br/resultados/

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153