Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/15 às 19h08 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU e CBMDF formam 37 brigadistas voluntários

Servidores da autarquia, catadores de materiais recicláveis e funcionários das empresas terceirizadas são treinados para primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) encerraram, nesta quinta-feira (19), o primeiro treinamento para “Brigadista Voluntário”. Foram emitidos 37 certificados aos servidores da autarquia, catadores de cinco cooperativas e funcionários das duas empresas que prestam serviços no Aterro Controlado do Jóquei, localizado na Estrutural. 

Jellington Henrique de Azevedo, servidor do SLU há quase 30 anos, parabenizou a atual direção da autarquia por oferecer esse treinamento. “Pela primeira vez, uma iniciativa como essa, voltada para servidores e catadores, é realizada no órgão. Levarei para minha vida inteira o que aprendi aqui”, afirmou.

Funcionário da empresa terceirizada Valor Ambiental, João Silva atua como operador de escavadeira há nove anos, no aterro. “Agradeço à direção do SLU pela oportunidade. Nesse treinamento, adquirimos novos conhecimentos que podemos aplicar em nosso dia-a-dia”, disse.   

A catadora Adriana Alves Soares, de 37 anos, aprovou a iniciativa. “Esse curso foi muito importante para nós, catadores, pois vivenciamos no aterro casos de emergência. Daqui pra frente, se eu enfrentar uma situação de risco, ajudarei com segurança outros colegas”, contou. Adriana afirmou que vai incentivar mais catadores a participar dos próximos cursos. “É importante salvar vidas, seja em diversos locais e até mesmo em nossa casa”, relatou.

Durante o encerramento, a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, defendeu que a formação de Brigadista Voluntário é um curso para a proteção da vida. “Em nosso cotidiano passamos por situações que nos surpreendem e se pudermos ajudar, é uma vida que estamos cuidando”, declarou.

Com duração de 20 horas/aula, o treinamento ocorreu do dia 16 a 19 de novembro. Nesse período, foram transmitidos conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios, coordenação para evacuação e fuga em situações de risco, além de primeiros socorros. Em 2016, há previsão de novos cursos. O catador interessado deverá passar o nome para o presidente da cooperativa, o qual encaminhará ao SLU a relação. 


 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153