Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/14 às 17h46 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

SLU e SEAP realizam evento para tratar da mobilidade dos servidores


Aconteceu ontem, (22), no auditório da sede do Detran, a apresentação do processo de mobilidade do SLU (Serviço de Limpeza Urbana), após o remanejamento dos servidores para a carreira da PPGG (Políticas Públicas e Gestão Governamental). Estiveram presentes as administrações regionais do DF e secretarias de estado. Compunham a mesa o Diretor Geral do SLU, Gastão Ramos, o Secretário, Wilmar Lacerda, e a Secretária Adjunta, Jaqueline Domingues, ambos da SEAP (Secretaria de Administração Pública).

Antes o diretor do SLU fez uma breve apresentação da nova configuração da autarquia. Mais moderna, ela contará com dispositivos tecnológicos que permitirão o monitoramento e gerenciamento da coleta convencional e seletiva, a todo o momento. Entre essas tecnologias, podemos citar as balanças que realizam a pesagem do lixo recolhido durante o dia, em tempo real. O SLU contará com uma sala de monitoramento e geoprocessamento capaz de visualizar os locais onde estão ocorrendo as coletas e os serviços de varrição e catação, permitindo um maior controle das empresas que prestam serviços para a autarquia.

Referente ao processo de redistribuição, Ramos explicou que foi feita uma pesquisa detalhada com os servidores. Foram levantadas as atividades que exercem e gostariam de exercer, local onde gostariam de trabalhar, além de dados como satisfação e realização profissional. “Muitos estavam ociosos dentro do órgão e o remanejamento desses profissionais para carreira da PPGG foi uma grande vitória, pois agora eles serão reaproveitados em outros locais, já com um aumento significativo no salário”, explica.

Com o espaço aberto para questionamentos, a Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Renata Fontes, perguntou se já existia uma tabela com o número exato de quantas pessoas seriam designadas para cada órgão. Em resposta, o secretário Wilmar Lacerda esclareceu que os servidores serão remanejados de acordo com a demanda de cada secretaria ou administração.

Todos os órgãos do GDF se mostraram receptivos, pois carecem de mão de obra. A Secretaria de Trabalho, Secretaria da Mulher, Detran, Arquivo Público, Agefis, Zoológico, várias administrações se manifestaram o pronto interesse no aproveitamento desses servidores.

Ao término da reunião, o diretor do SLU concluiu que a reestruturação foi pensada em prol da categoria. “O que estamos fazendo é a redistribuição da melhor maneira possível. Temos funcionários com todos os perfis e características, pessoas comprometidas. E, esse é o momento de unirmos a vontade dos nossos servidores com a necessidade do GDF”, exclamou Gastão.

Nos próximos dias, o grupo de trabalho responsável pela mobilidade desses trabalhadores enviará às secretarias e administrações o cronograma com datas e horários, para que a transferência dos mais de 900 funcionários seja feita de maneira organizada, de modo que beneficie ambos os lados (empregador/empregado).

 

Créditos: Carlos Alberto de Souza

 

 

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153