Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/17 às 19h47 - Atualizado em 29/10/18 às 17h28

SLU apresenta ações para fechamento do lixão para catadores de todo Brasil

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participou da Expocatadores 2017, na manhã desta terça-feira (12). Nesta 8ª edição, o evento reuniu catadores de materiais recicláveis do Brasil e mais 14 países da América Latina, Ásia, África e Europa, para debater a temática dos resíduos sólidos.

A diretora-presidente do SLU, Kátia Campos participou do painel 2 sobre “Os desafios para o fechamento dos lixões e a efetivação dos direitos dos catadores”, enquanto o diretor-técnico, Paulo Celso, palestrava no painel 1 sobre “A implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e o papel dos catadores”.

“Este evento é uma oportunidade de troca de experiência e vamos mostrar o que o governo de Brasília está fazendo na prática para fechar o lixão, com a inclusão dos catadores”, disse Kátia Campos.

Como o “lixão da Estrutural” já tem data definida para fechar, a Expocatadores foi mais uma oportunidade para o SLU esclarecer sobre as ações que estão sendo realizadas nesse processo de transição.

 “Alugamos cinco galpões enquanto os definitivos estão sendo construídos; conseguimos bolsa de compensação financeira, bolsa Agentes de Cidadania; contratos com as cooperativas de catadores para serem prestadores de serviço público e ainda estamos com mais um edital na praça para contratarmos mais cooperativas para realizarem o serviço de coleta seletiva em 10 regiões administrativas”, explicou a diretora.

Também participaram da programação promotores de Justiça de Minas Gerais e da Bahia, Defensoria Pública da União, além de representantes de catadores e especialistas em meio ambiente.  

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153