Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/16 às 20h05 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU, Agefis e Segurança Pública se reúnem com 33 blocos carnavalescos

Campanha para conscientização dos foliões foi um dos assuntos abordados na reunião

Carnaval BSB WEB 3O carnaval de Brasília reúne uma pluralidade de pessoas e culturas, de diferentes faixas etárias. No entanto, o que muitas delas se esquecem é da responsabilidade com a geração e a destinação de resíduos. Garrafas, latas, bem como uma infinidade de confetes são jogados nas ruas sem a menor preocupação. A fim de conscientizar os foliões para o descarte correto desses materiais durante as festas, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou, na última quinta- feira (21), uma reunião com os organizadores de 33 blocos carnavalescos.

O encontro foi conduzido pela diretora-geral do SLU, Kátia Campos. Também marcaram presença, a diretora-presidente da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Bruna Pinheiro, além da secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo. 

A fim de conscientizar os foliões, o SLU criou a campanha Bloco Brasília Limpa, que entregará um certificado de reconhecimento aos blocos que mais se preocuparem com a limpeza e orientação ao público durante o carnaval. Os foliões poderão votar no bloco mais limpo por meio da postagem de fotos no Instagram com #bsblimpa+nome definido para o bloco.

Além disso, para obter esse reconhecimento outros sete critérios serão avaliados, como, por exemplo, a comprovação da limpeza, por envio de fotos e a antecipação na solicitação da limpeza. Durante o evento, a colaboração do público para a limpeza, divulgação de mensagens educativas, disponibilização de lixeiras e estratégia de recolhimento dos resíduos serão outros requisitos. Os garis também exercerão o papel de jurados.

A reunião serviu para ouvir os organizadores que puderam expor suas dificuldades e dar sugestões. O presidente do bloco “Galinho de Brasília”, Franklin Maciel Torres, contou que todos os anos incentiva os foliões a manterem a limpeza durante a festa, pelo sistema de som do trio elétrico. “Para o Carnaval 2016, vamos pedir novamente para as pessoas que não joguem lixo em locais inadequados, porque prejudica até os moradores. Espero que a festa seja como no ano passado, na qual os blocos passavam e os garis vinham logo em seguida”, descreve Franklin, que também é um dos fundadores do bloco.

A presidente do bloco “Asé Dudu”, Elizabete Cintra, participou do encontro e elogiou a iniciativa. “Nunca estive em uma reunião como essa, promovida pelo SLU. A equipe do órgão está de parabéns e mais ainda por lançar a Campanha Brasília Limpa”, declarou.

De acordo com a diretora-geral do SLU, Kátia Campos, o encontro é fundamental para o aperfeiçoamento do carnaval de Brasília. “Contamos com a colaboração dos foliões para manter nossa cidade limpa e organizada. As pessoas ao se preocuparem em deixar o ambiente limpo demonstram uma atitude cidadã”, comentou. Kátia propõe para o próximo ano, uma reunião integrada com outros órgãos do governo.

A diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, espera um carnaval alegre e seguro. Uma das questões apontadas pelos blocos foi a conduta dos ambulantes nas festividades. “Saí com diversas sugestões sobre o assunto, não iremos coibi-los, pois sabemos que eles têm suas necessidades e fazem parte da festa, mas precisa haver regras. Acredito que o carnaval deste ano será um dos melhores de Brasília”, concluiu.

“A importância de estar aqui é mostrar que juntos, faremos um carnaval limpo, seguro e protegido, em que o Estado cumpra o seu dever e a comunidade possa, conosco, construir soluções inteligentes, respeitando os limites, para assim trazermos à cidade a cultura de paz como principal elemento. E que a alegria seja o foco dessa festa tão esperada por aqueles que carregam a tradição de ser Brasileiro,” disse a secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153