Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/20 às 10h17 - Atualizado em 1/10/20 às 12h13

Seminário virtual do SLU aborda a Coleta Seletiva no DF em contexto de pandemia

Perspectivas institucionais, dos catadores e da população foram apresentadas em evento que manteve boa audiência

Vitor Pantoja

 

Nesta quinta-feira (24/9), o SLU realizou seu quinto seminário virtual, com o tema “Coleta Seletiva no Distrito Federal – Como a população, as cooperativas de catadores e o SLU estão realizando a coleta seletiva em tempos de pandemia”. O evento, organizado pela equipe da Assessoria de Comunicação e Mobilização (ASCOM), foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do SLU no Youtube e manteve boa audiência.

 

O seminário virtual foi mediado pela coordenadora de mobilização do SLU, Luana Sena, e contou com a participação de Aline Sousa, Diretora Presidente da Rede Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis (CENTCOOP-DF), Andrea Portugal, assessora especial do SLU e Diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) seção DF, e Sérgio Bueno, Presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN).

 

Durante a transmissão, os convidados apresentaram diferentes perspectivas sobre a separação correta de resíduos, desafios e soluções da manutenção da coleta seletiva com saúde e segurança no Distrito Federal e orientações de descarte correto em tempos de pandemia. Além disso, eles esclareceram várias dúvidas do público em tempo real no chat do Youtube. O Presidente da CCAN, Sérgio Bueno, destacou a importância do protagonismo da comunidade na coleta seletiva. “Nós, como moradores, temos que ter consciência da nossa responsabilidade em fazer a separação dos resíduos em nossas casas. Mesmo com a pandemia, não paramos de separar porque a prática é muito importante. Fazer a coleta seletiva contribui para termos um DF com maior qualidade de vida e um mundo mais sustentável. Somos parceiros do SLU e dos catadores na melhoria da gestão de resíduos sólidos”, disse.

 

A Diretora Presidente da Rede CENTCOOP-DF, Aline Sousa, explicou algumas das medidas de prevenção ao COVID-19 adotadas pelos catadores nas centrais de triagem e falou sobre os benefícios da coleta seletiva. “Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram reforçados, os resíduos que chegam tem que passar por quarentena, os catadores e catadoras que fazem parte do grupo de risco foram afastados, entre outras medidas. Os trabalhos de sensibilização para a coleta seletiva são importantes na pandemia porque o lixo não para de ser gerado. É a escolha da destinação que faz toda a diferença. A sua escolha certa como cidadão gera trabalho e renda para centenas de famílias. Quanto mais você separar, mais dignidade e trabalho vamos ter. Se cada um assumir essa responsabilidade, aumentaremos os índices da coleta seletiva”, ressaltou.

 

De acordo com a assessora especial do SLU, Andrea Portugal, a coleta seletiva é uma etapa fundamental no gerenciamento de resíduos sólidos, mas não é a única. “Primeiro, é importante reduzir o consumo e a quantidade de resíduos gerados. Depois, podemos reutilizar materialist e dar vida nova para eles. A etapa seguinte, sim, envolve a coleta seletiva e a reciclagem. Se uma pessoa mistura orgânicos e recicláveis, esses resíduos já perdem grande parte do valor de comercialização ou ficam inviabilizados para a reciclagem. Precisamos, cada vez mais, nos esforçar e mobilizar para entregar material de qualidade às cooperativas de catadores”, afirmou.

 

O vídeo com a transmissão está disponível em nossa página do Youtube:

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153